Nesta volta às aulas, comunidade escolar é convidada a festejar a longa trajetória de compromisso com a educação integral
O alvorecer do centésimo ano de história do Colégio Notre Dame foi anunciado com alegria, inspirando o mesmo sentimento naqueles que, dia após dia, contribuem para que seus mais recentes capítulos sejam escritos. Afinal, recepcionados pelos timbres que se fundiam harmoniosamente às melodias, enquanto a Orquestra e o Coral Infantojuvenil da instituição de ensino reproduziam o repertório ensaiado semanalmente, educandos, docentes e funcionários eram surpreendidos pela programação que, além de marcar a abertura de um novo semestre letivo, dava início às festividades jubilares.
Reunida no pátio do educandário, onde foi calorosamente acolhida pela diretora escolar, Irmã Elci Favaretto, a comunidade educativa reconheceu a grandiosidade da trajetória principiada em 1923, quando 17 garotas passaram a frequentar uma modesta residência localizada na rua Morom, construindo saberes sob a tutela das missionárias alemãs que, em 07 de junho daquele mesmo ano, haviam desembarcado em Passo Fundo com a missão de, por meio da educação, proclamar a bondade de Deus.
Atualmente, cerca de 1700 crianças e adolescentes vivenciam, em sua ampla infraestrutura, experiências que lhes propiciam aprendizagens essenciais à vida, tais como as virtudes da flexibilidade e da empatia; as capacidades de análise e comunicação; as habilidades de administrar situações desafiadoras e de gerenciar as próprias emoções; e as competências de solucionar problemas e trabalhar coletivamente. Foram eles que, após a bênção concedida por Padre Adelar Dalsoto às comemorações do centenário, uniram suas vozes para entoar as canções que identificam o jubileu, bem como o Hino Nacional.
Parte deles também lançou aos céus os 100 balões identificados com o logotipo comemorativo da festividade, em um gesto que, simbolicamente, socializou com os demais passo-fundenses o motivo da felicidade que, ritmada pela música, podia ser percebida além das dependências do Colégio Notre Dame.
Contando com animadores e dançarinos, a festa, que atravessou as primeiras horas de ambos os turnos, permitiu à comunidade educativa reconhecer como a diversão e o convívio darão o tom das celebrações idealizadas para ocorrer até o fim de 2023.
Acesse as fotos:
Celebração no turno da manhã
Celebração no turno da tarde