Conforme critério que analisa os 30 melhores desempenhos por escola, instituição tem o melhor aproveitamento no Enem 2014, entre as instituições de Passo Fundo
Desde a divulgação dos resultados obtidos por estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) disponibiliza diferentes critérios para verificar o aproveitamento por escola. Um deles é o que compara os pontos obtidos pelos 30 melhores classificados de cada instituição de ensino, método que viabiliza uma comparação mais equilibrada entre escolas de diferentes portes, conforme o presidente do Instituto, Francisco Soares.
De acordo com esse parâmetro, o Colégio Notre Dame teve, no Enem de 2014, o melhor resultado entre as instituições de ensino de Passo Fundo, com média de mais de 679 pontos na prova objetiva e de 798 pontos na prova de redação. Além disso, quando comparado a instituições de ensino de mesmo porte – aquelas com mais de 90 estudantes na última Série do ensino básico – e com o mesmo índice de permanência escolar no Ensino Médio – superior a 80% – o desempenho dos 30 estudantes da instituição com maior pontuação no Enem figura entre os dez melhores do Rio Grande do Sul.
O aproveitamento obtido nas provas, levando em consideração os 96 estudantes do Colégio que participaram do Enem, coloca a Escola em segunda colocação, na classificação geral, entre as instituições de ensino do município. A média superou os 600 pontos nas objetivas referentes às quatro áreas do conhecimento e os 637 na de redação. A coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Notre Dame, Catiúcia Gomes, avalia o resultado com um reflexo do intenso esforço dos estudantes e do empenho da instituição de ensino e dos seus docentes.
Afinal, seja por meio do seu fazer pedagógico – que contempla a interdisciplinaridade e prioriza o ensino contextualizado, com elevado grau de exigência -, da estrutura curricular – organizada nas quatro áreas do conhecimento – ou do método de avaliação adotado – no qual são propostas atividades diversificadas e avaliações multidisciplinares, além da realização de simulados -, o Colégio Notre Dame procura preparar seus educandos para que desenvolvam características fundamentais para a vida e valorizadas pelo Exame.
Autonomia, conhecimento da norma culta da língua e das linguagens matemática, artística e científica, capacidade de construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, habilidade para selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas e disponíveis em situações concretas, além de aptidão para recorrer aos conhecimentos já construídos, são algumas das identificadas na prova individual, que pode ser respondida por concluintes ou por quem já concluiu o Ensino Médio e é realizada desde 1998.