Visando ao desenvolvimento gradual dos estudantes na Língua Inglesa, o Colégio Notre Dame adotará, a partir do próximo ano letivo, o programa Oxford Quality – oportunizado por meio de parceria firmada com a Oxford University Press. Com isso, a instituição de ensino reafirmará, por exemplo, seu compromisso em utilizar materiais de qualidade e recursos tecnológicos para a aprendizagem do idioma, primando pela excelência pedagógica.
Para as crianças matriculadas do 1º ao 5º Ano, a proposta contemplará o planejamento aula a aula com foco no lúdico e no desenvolvimento linguístico – sem interromper o trabalho de alfabetização na língua materna, mas estimulando a comunicação e percepção em uma segunda língua. Ela integrará, ainda, a adoção de recursos manipuláveis, para que os educandos aprendam fazendo, e de ferramentas digitais amigáveis, adequadas à sua idade e aos objetivos específicos de cada encontro. Posteriormente, eles serão avaliados acerca do que foi aprendido em conhecimento linguístico e em competências que o acompanharão no seu cotidiano e na sua interação com o meio, através das habilidades de fala e escuta atenta.
Os demais estudantes do Ensino Fundamental, por sua vez, terão sua aprendizagem norteada por um planejamento anual, com objetivos de aprendizagem específicos para cada aula – estabelecendo, assim, os conteúdos necessários e garantindo a evolução na comunicação. Eles poderão, igualmente, explorar recursos digitais. Além disso, serão estimulados a engajarem-se em projetos, apresentações culturais e aplicações práticas e criativas do idioma. Já a avaliação dos resultados considerará as estruturas que devem ser assimiladas em cada ano escolar, visando à evolução do educando nas quatro habilidades essenciais da Língua Inglesa: a fala, a escuta, a escrita e a leitura.
Por fim, os adolescentes matriculados no Ensino Médio contarão com programa anual e planos de aula com foco no desenvolvimento de estruturas linguísticas que facilitem a comunicação, a escrita e abram portas para a prática da leitura em Língua Inglesa. Para isso, os recursos digitais e as atividades desenvolvidas trabalharão com temas de interesse da faixa etária, apresentando um olhar global e permitindo que os jovens vejam possibilidades em vários campos de estudo e trabalho, em diversos locais no mundo. Nesse caso, os resultados serão avaliados quanto ao aprendizado em estruturas linguísticas e ao desenvolvimento das competências necessárias para que se submetam a exames para ingresso em universidade ou de proficiência.