O bate-papo literário acontece na Biblioteca Central e envolve educandos do 8º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio para a realização das práticas leitoras
“É tarde para saber”. Categorizada como romance e criada pelo escritor brasileiro Josué Guimarães em 1976, a narrativa repleta de ilusão e esperança enfatiza em seu enredo o amor entre dois jovens de diferentes classes sociais. A trama instigante, que capta rapidamente a atenção do leitor, foi a escolhida para a estreia dos encontros do Clube de Leitura deste ano letivo.
O “LiteraNDo-se” propõe a partilha de saberes ao conectar leitores de diferentes segmentos de ensino do Colégio Notre Dame para uma conversa literária acerca das perspectivas de leitura dos educandos. Para tanto, mensalmente, uma obra é selecionada e torna-se o objeto de estudo dos partícipes que, posterior ao ato de lê-la, encontram-se na Biblioteca Central do educandário para expor suas análises e percepções leitoras.
A iniciativa convida os educandos do 8º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio a aprimorar competências criativas, interpretativas e de escrita por meio da socialização de leitura da obra proposta para cada edição do projeto. “O próprio processo de ler é singular: lê-se para compartilhar visões e opiniões que o outro leitor, ao ouvir, pode discordar ou concordar.”, destaca o professor de Língua Portuguesa e mediador do projeto, William Dahmer, ao enfatizar que a seleção dos livros feita pela instituição de ensino se preocupa em ampliar o horizonte cultural dos estudantes.
Por meio das práticas leitoras, os educandos desenvolvem o aprofundamento crítico e ampliam seu conhecimento de mundo. “O livro na prateleira é um convite silencioso que grita em nossa alma”, evidencia o vice-diretor do educandário, Vanderlan Lima, mencionando a importância de instigar nos estudantes competências de narrativa, de observação e de expressão.
“Uma extraordinária garota chamada Estrela” é a obra do mês de abril
A próxima edição do “LiteraNDo-se”, que será realizada na última sexta-feira do mês de abril, vai aprofundar-se na obra de Jerry Spinelli, a qual evidencia a amizade, o idealismo, a juventude e o reconhecimento da identidade. Para além da narrativa literária, os estúdios Disney também lançaram uma construção cinematográfica homônima ao livro lançado em 2000. Ao todo, ao longo de 2023, o Clube de Leitura terá nove encontros.