“Ciclo de Formação para as Famílias” aborda inquietações que permeiam o cotidiano dos responsáveis pelos educandos
16 de abril de 2021 Notícias, Portal

ok01“Não precisamos ser heróis dos nossos filhos. Precisamos ser pais e mães deles!”

Entre os muitos conselhos transmitidos pela psicóloga Elisabete Campos aos responsáveis pelos estudantes matriculados do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, esse, talvez, tenha sido o mais impactante. Afinal, convidada pelo Colégio Notre Dame a participar da atividade inaugural do seu “Ciclo de Formação para as Famílias”,  a profissional evidenciou como eles devem contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes, sem, contudo, mostrarem-se superprotetores.

Buscando orientar os participantes do bate-papo on-line sobre como estabelecer relações mais humanas com os jovens, Elisabete descreveu a adolescência como a fase da vida em que ocorre a consolidação da identidade individual. Por isso, salientou a importância de que se mantenha um diálogo livre de julgamentos, a fim de sustentar um relacionamento pautado pela confiança. Além disso, sugeriu aos participantes formas de interação que priorizam, verdadeiramente, a convivência familiar.

ok2Com o mesmo intuito, no segundo evento promovido pela iniciativa que visa estreitar os laços entre a escola e as famílias, os responsáveis pelas crianças matriculadas até o 5º Ano do Ensino Fundamental reuniram-se com a psicóloga e pedagoga Tatiane Piazza.

Afinal, contando com a participação de profissionais qualificados, o Colégio convida os familiares a debruçarem-se sobre inquietações que permeiam o seu cotidiano, de modo a intensificar a parceria firmada com eles, tendo em vista o pleno desenvolvimento dos estudantes.

Destacando a influência que a conduta dos adultos tem sobre o comportamento das crianças, a convidada frisou que, mais que apresentar a elas opções de lazer livres de aparelhos eletrônicos, é essencial que eles demonstrem interesse pelas atividades propostas. Da mesma forma, prosseguiu, é imprescindível que as famílias se mostrem entusiasmadas acerca da rotina escolar remota, transmitindo tal motivação aos educandos.

Tatiane sugeriu, ainda, dinâmicas capazes de favorecer a interação entre pais e filhos, além de citar obras literárias que podem auxiliar os seus os responsáveis diante do mais desafiador e gratificante dos ofícios por eles assumidos.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo