Por três semanas, os inscritos na edição de verão divertiram-se com atividades variadas
Para os matriculados na programação das Super Férias, o retorno às dependências do Colégio Notre Dame é marcado pelo clima descontraído do recesso escolar, atrelado ao característico desejo infantil de vivenciar novas descobertas. Por isso, recepcionadas por personagens que, de longe, já denotavam a ludicidade do porvir, as crianças logo se adaptaram à rotina que lhes reservaria incontáveis aprendizados artísticos, tecnológicos e esportivos.
Realizada de 22 de janeiro a 09 de fevereiro, a colônia de férias contou com uma programação exclusiva, voltada às particularidades de cada fase da infância. Para tanto, possibilitando o extravasar da energia, os brinquedos infláveis permearam as atividades, dissipando o ímpeto vigoroso das crianças à medida que lhes oportunizavam brincadeiras saltitantes de forma segura.
O entusiasmo dos partícipes também foi explorado em dinâmicas que exigiram movimento corporal, como: jogos com bola, bambolês, oficinas de dança e circuitos, estimulando os pequenos a saltar, a pular, a equilibrarem-se e a utilizar o próprio corpo para vencer desafios. Para a coordenadora das Super Férias Notre Dame, Daniela Chiodelli, tais atividades não só contribuem para o bem-estar na infância, como também promovem o desenvolvimento físico das crianças. “É por meio de brincadeiras que lhes possibilitam o exercício da psicomotricidade, que os educandos se sentem livres para se expressar e são incentivados a superar obstáculos”, salienta a educadora.
Com a intenção de proporcionar diferentes experiências, esta edição da colônia de férias mesclou atividades recreativas e lúdicas, contemplando oficinas que não integram o cotidiano escolar. Exemplo disso, foi o contato com a capoeira pedagógica, na qual os inscritos apropriaram-se dessa expressão cultural brasileira, realizando movimentos específicos de dança e arte marcial.
Incluindo etapas em que os educandos também exercitaram suas habilidades artísticas, em meio a pincéis e tintas, os quais serviram de instrumentos para a expressão da criatividade, inúmeros desenhos ganharam vida a partir dos traços infantis, durante a programação das Super Férias. Já na esfera tecnológica, as crianças foram convidadas a pilotar mini drones, assimilando novos saberes sob a orientação da parceira do Colégio Notre Dame, Drone Kids School.
A experiência culinária também esteve em evidência, atrelando o apreço infantil por chocolate aos saberes ligados à cozinha. Durante a preparação de deliciosos biscoitos, os educandos colocaram a mão na massa, participando do engenhoso processo de produção do doce.
Por fim, as visitas ao Sítio São Miguel também serviram de alento aos inscritos, que puderam refrescar-se à sombra das árvores, enquanto saboreavam lanches e brincavam ao ar livre. O frescor também permeou os dias em que a temperatura esteve em elevação, uma vez que as brincadeiras aquáticas amenizaram o calor, suscitando muita alegria e diversão nos banhos de mangueira e futebol de sabão.