Momentos de diversão e de aprendizado: assim foram os vivenciados pelos estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame, durante a última semana. Isso porque, no último período de cada manhã, durante a aula da disciplina de Língua Portuguesa, eles participaram da brincadeira “torta na cara”. A atividade foi utilizada como ferramenta para promover, de forma lúdica e atrativa, a compreensão da obra “O Anjo da Morte”, escrita por Pedro Bandeira e lida pelos educandos desse segmento, no primeiro trimestre letivo.
Para isso, após a leitura do livro, os adolescentes de cada turma foram divididos em duas equipes. Cada uma delas foi desafiada a criar 15 questões referentes ao romance, abordando seus aspectos narrativos, seu contexto histórico e os dados do autor. As questões foram analisadas e validadas pela educadora responsável pela disciplina, Roberta Costella, e trocadas entre as quatro turmas.
Posteriormente, reunidos no Ginásio de Esportes da instituição de ensino, os estudantes foram convidados a participar do jogo, respondendo às perguntas criadas por outro grupo. Disputado em duplas, o jogo de perguntas e respostas preconizava que o educando mais ágil de cada equipe tentasse responder ao questionamento. Em caso de acerto, ele ganhava o direito de acertar o oponente com uma torta de chantilly.
De acordo com a docente, a atividade foi proposta aos educandos com o objetivo de desenvolver o comportamento leitor entre eles, por meio da vivência da leitura de uma forma divertida e lúdica. “Queremos que eles consigam associar prazer ao ato de ler, desenvolvendo um aprendizado significativo e constante e conquistando, assim, um pensamento organizado, reflexivo e crítico”, destaca. Ela comenta, ainda, que atividades como essa também contribuem para desenvolver a oralidade e a capacidade de socialização e para ampliar o vocabulário dos estudantes.