Oficinas criativas e Sessão de Cinema foram realizadas na semana que antecedeu o festejo, no Colégio Notre Dame
No sábado (23), comemorou-se o Dia Internacional do Livro, instituído pela Unesco, em 1995, com o objetivo de fomentar o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção da propriedade intelectual, por meio do Direito do Autor. A data – que foi escolhida em homenagem à morte de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, ocorrida em 1616, e ao nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov – foi festejada, no Colégio Notre Dame, por meio da realização de atividades lúdicas e criativas, voltadas aos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Organizada pela equipe que atua na Biblioteca Central da instituição de ensino, também com o objetivo de estimular, entre os educandos, a visitação ao espaço, a busca por obras do seu acervo e o gosto pela leitura, a programação especial foi desenvolvida na semana que antecedeu a comemoração internacional.
Na segunda-feira (18), a partir das 15h, os estudantes que voluntariamente participaram da “Oficina do Marcador” aprenderam a confeccionar marcadores de página, utilizando elástico, papel colorido, cola glitter e outros materiais. Na terça-feira (19), no mesmo horário, foi realizada uma sessão do “Cine Biblioteca”, que exibiu o longa-metragem “A menina que roubava livros”, cujo roteiro foi baseado no livro homônimo, escrito por Markus Zusak. Já, na quarta-feira (20), também às 15h, os educandos participaram da “Oficina Faça Você Mesmo”, na qual confeccionaram porta-livros, a partir de caixa de sapatos e outros materiais recicláveis.
Conforme a assistente de Biblioteca e idealizadora das atividades, Caroline D’Ávilla, a programação comemorativa foi organizada com o intuito de valorizar a importância do livro para a formação humana e para a construção dos saberes. Afinal, por meio dos diferentes gêneros textuais, é possível integrar às linguagens, o conhecimento e a reflexão, o que contribui para a formação de leitores críticos, tanto de textos quanto do mundo.