A 15ª edição do evento reuniu a comunidade educativa em duas noites de apresentações artísticas
Presente na essência do Colégio Notre Dame, que desde a sua fundação associa o conhecimento intelectual com as artes, está o desejo de tornar notório os talentos que se desenvolvem nos ambientes de aprendizagem do educandário. Por isso, há 15 anos, o tradicional Festival de Talentos da instituição de ensino reúne estudantes, artisticamente habilidosos, para apresentar os saberes aprimorados na música e na dança, diante de uma plateia disposta a acolher calorosamente tais demonstrações.
Na terça-feira (20), na primeira noite de apresentações, o palco do auditório do Colégio tornou-se lugar de admiração para aqueles que se acomodavam nas poltronas. Isso, devido ao protagonismo dos educandos que, motivados pelo anseio de demonstrar as capacidades artísticas que nutrem em seu interior, apresentaram com esmero coreografias de dança, cantos e músicas instrumentais. Ao todo, 13 números musicais e 4 espetáculos de dança foram apresentados por estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Já na segunda noite de atrações, à medida que a musicalidade preencheu a atmosfera do auditório, foi possível vivenciar a energia eletrizante do rock em consonância com os passos mais delicados da dança moderna. Por vezes, entusiasmados pelas luzes dos celulares que resplandeciam da plateia, ou pelas palmas que preenchiam o ambiente a cada apresentação, mais de 40 estudantes dedicaram seus talentos à apreciação, demostrando habilidades com instrumentos, como: violão, guitarra, piano, violino, bateria e baixo.
A técnica vocal, lapidada na Escola da Música do Colégio Notre Dame, possibilitou, ainda, que os educandos emprestassem suas vozes em canções nacionais e estrangeiras. Dentre as competências artísticas reveladas no evento, a dança também desafiou crianças e adolescentes na interpretação de ritmos variados.
No ano das comemorações do centésimo aniversário da instituição de ensino, além das apresentações dos estudantes, outras duas atrações extras encantaram e divertiram os presentes. A primeira envolveu o público com a doçura e a musicalidade da musicista e ex-aluna do Colégio Notre Dame, Cecília Tres. Interpretando duas canções de sua autoria, Cecília pode recordar sua participação em edições anteriores, na época, como educanda. Já na segunda noite de apresentações, em tom comemorativo aguçado, o educandário brindou a todos com um número musical especial: uma banda formada por educadores subiu ao palco, impactando a todos com sua performance.
A culminância do evento deu-se com o reconhecimento prestado a todos aqueles que emprestaram seu talento, consolidando as duas noites de apresentações artísticas. Ao final, os participantes receberam medalhas contendo o selo comemorativo do Festival de Talentos e dos 100 anos do Colégio Notre Dame.