Na quarta-feira (21), 100 países comemoraram o Dia Internacional da Música. A data foi instituída a partir de uma manifestação musical realizada na França, em 1982. Porém, desde a antiguidade, essa expressão artística marca a história do homem, pois está presente em diversas situações: ela embala rituais religiosos e festivos, acompanha a literatura, em trovas e poemas, e, atualmente, também serve como instrumento para terapias psicológicas e como objeto de estudo de pesquisadores.
Foi para celebrar essa íntima relação que uma série de atividades foi realizada, entre segunda (19) e sexta-feira (23), pelo Colégio Notre Dame. Inspirada na Campanha da Fraternidade de 2017 – que teve como tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” -, a Semana da Música estimulou os estudantes a refletir sobre a preservação ambiental e a tomar atitudes sustentáveis. Para isso, “Depende de nós”, composta e interpretada por Ivan Lins, norteou os diferentes momentos de integração.
Em um deles, os estudantes matriculados no Ensino Fundamental I, separados por segmento de ensino e vestindo adereços que remetiam à natureza, passearam pelos corredores do educandário, enquanto entoavam a canção e convidavam os demais colegas a participar das demais atividades comemorativas, como a décima edição do Festival de Talentos Notre Dame.
Desse modo, avalia a educadora responsável pela disciplina de Musicalização, Clênia Varella, a Semana da Música promoveu a consciência ecológica, além de estimular nos educandos o gosto pelos diferentes ritmos musicais e de desenvolver sua capacidade de ouvir, sua noção de ritmo e sua habilidade de socialização.