Numa inversão de papéis, ao soar o sinal, estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame deixam a sala de aula onde esperariam pelo educador que ministraria o próximo período para transitar pelos corredores escolares com destino a uma nova sala. Nela, ao invés de ocupar as classes, postam-se em frente ao quadro negro, saúdam os donos dos olhares curiosos que cruzam com os seus e justificam o motivo pelo qual estão ali.
Por meio de uma Atividade Diversificada, que envolveu as disciplinas de História e de Língua Portuguesa, os educandos do Ensino Médio foram desafiados a planejar e a apresentar aulas aos do 7º Ano do Ensino Fundamental. Nelas, eles deveriam contextualizar historicamente qualquer tema que eles considerassem relevante para as suas próprias vidas. Feminismo, consumismo, mitologia grega, educação, racismo, prostituição e métodos contraceptivos foram alguns dos escolhidos pelos 20 grupos que experimentariam a função de ensinar e, assim como destaca o estudante Victor Pedraza, compreenderiam melhor o cotidiano dos educadores e estabeleceriam uma relação mais saudável com eles.
Já desenvolvida em 2014, a Atividade Diversificada permitiu que os estudantes vivenciassem as etapas de preparo e a prática da docência, estimulando a sua autonomia, a curiosidade e a expressão. De acordo com o educador Lucas Alves, além de aprofundar o conhecimento sobre algum tema de seu interesse, os adolescentes aprenderam a vencer a timidez, a falar em público, a se portar, a se organizar e a planejar atividades docentes.
Isso porque, além de pesquisar os assuntos a ponto de ter domínio dos seus diversos aspectos, eles precisaram idealizar e apresentar uma aula expositiva compreensível, atrativa e dinâmica. Para isso, antes de se colocarem frente a frente com os alunos, os adolescentes debateram com seus colegas as ideias para a apresentação, a fim de que pudessem sugerir novas abordagens ou atividades.
Além da discussão em sala de aula, utilizando o Evernote – um aplicativo multiplataforma com a função de coletar, organizar e anotar informações que podem ser compartilhadas com outros usuários – os colegas puderam contribuir, virtualmente, com o planejamento dos demais. A socialização de notícias, filmes e músicas que poderiam integrar as demais apresentações tornou, ainda, a Atividade Diversificada uma proposta colaborativa.
Esse planejamento, posteriormente, foi descrito em um projeto similar ao que é redigido pelos graduandos em Licenciaturas, durante seus estágios supervisionados. Justificativa pela escolha do tema, os objetivos a serem atingidos pela aula e a metodologia utilizada nela são os aspectos que, somados a um relato da experiência, compõem o documento.