Colorir é uma atividade que envolve as crianças e estimula nelas o desenvolvimento de capacidades essenciais, como a expressão, a coordenação, a psicomotricidade, a concentração, os limites e a paciência. Por isso, a compreensão das cores, conteúdo programático de Identidade e Autonomia, conciliada com a ludicidade, foi incentivada, entre as crianças matriculadas nas cinco turmas de Nível I da Educação Infantil do Colégio Notre Dame.
Elas participaram de um circuito das cores. Divididos por turmas, os estudantes visitaram salas que abrigavam diferentes cores e, em cada uma delas, receberam materiais para a confecção de um quadro colorido. Na sala azul, por exemplo, eles foram presenteados com palitos de picolé da mesma cor, enquanto na amarela, receberam confetes e lantejoulas.
A atividade motivadora marcou o início de uma série de ações que serão desenvolvidas em sala de aula, como o estudo das cores primárias, das secundárias e das terciárias e as misturas que geram novas cores. Além disso, as cores também serão aliadas ao estudo das formas geométricas, por meio da utilização dos blocos lógicos – conjunto de peças coloridas, divididas em quadrados, retângulos, triângulos e círculos, que auxiliam no processo de aprendizagem, durante a infância.
Exemplo dessas atividades é a “Festa das Cores”, realizada na quinta-feira (16). Reunidos no espaço multiuso da instituição de ensino, os educandos participaram de um desfile, no qual cada turma estava caracterizada por uma das cores estudada, como forma de assimilar , de forma lúdica e divertida, o conteúdo.