Atividade literária estimula respeito às diferenças, no Colégio Notre Dame
5 de agosto de 2016 Notícias, Portal

“Cada pessoa, com suas especificidades, é única e é isso que a faz especial”. As palavras da educadora Fernanda Giancchini resumem a conclusão à qual os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame chegaram, durante atividade lúdica, realizada Notre-Dame (1)na quinta-feira (04). Além de momentos de diversão e de integração, nessa manhã os educandos refletiram sobre o tema “diferenças”, motivados pelo livro “Extraordinário”, de R.J. Palacio.

A obra, que conta a história August – um menino que nasceu com uma síndrome genética que causa deformidade facial e, depois de anos de tratamento, começa a frequentar a escola, onde precisa convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, é um garoto como os outros – inspirou a realização das dinâmicas lúdicas, porém reflexivas, realizadas na Biblioteca Central da instituição de ensino.

Numa das tarefas planejadas e organizadas pela assistente de Notre-Dame (15)bibliotecária, Carolina Avila, os educandos foram desafiados a desenhar com os olhos vendados ou com os braços presos, manuseando a caneta com a boca. Práticas como essa, afirma Fernanda – docente responsável pelas aulas de Língua Portuguesa assistidas pelos estudantes matriculados no segmento, além de estimular a compreensão textual, estimulam a conscientização sobre a necessidade de aceitar as diferenças e as limitações dos outros. Elas, ainda segundo a educadora, servem para incentivar os educandos a contribuir para o bem-estar de todos.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo