Pelo segundo ano consecutivo, as bandeirinhas e as músicas típicas – tradicionais dos festejos em homenagem aos santos juninos – convidaram os estudantes que circulavam pelo Colégio Notre Dame a, na manhã da quarta-feira (21), visitar a Biblioteca Geral. Na ocasião, o local que é conhecido por ser um espaço de silêncio, propício para a leitura e para o estudo, foi tomado por exclamações.
Elas foram motivadas pela participação em brincadeiras típicas das festas. No “Arraiá Literário”, porém, os jogos foram contextualizados pelo universo dos livros. Na Pescaria, por exemplo, os educandos foram presenteados com marcadores de página personalizados – confeccionados em E.V.A. e papelão. Já, no Jogo das Argolas, os competidores deviriam acertar os alvos, que eram representados por garrafas PET nas quais foram fixadas fotografias de autores já conhecidos por eles, como Walcyr Carrasco e Ruth Rocha.
Além disso, ao longo da semana que antecedeu a programação, os estudantes foram estimulados a escrever cartas para seus colegas. As cerca de mil mensagens foram depositadas em uma caixa de correio personalizada e, posteriormente, entregues aos destinatários pela equipe de gestão e manutenção da Biblioteca. Para tornar o momento ainda mais divertido, os colaboradores visitaram as salas de aula onde entregariam as correspondências acompanhados por integrantes da Companhia de Teatro do Colégio – que representaram um esquete com temática caipira.
Conforme a assistente de Biblioteca e uma das idealizadoras do evento, Caroline de Ávila, mais do que comemorar os festejos juninos, a atividade objetivou fazer da Biblioteca um ambiente atrativo para os educandos. “Além de ser um espaço de estudo, ela precisa ser um espaço do qual os estudantes gostem, seja por poderem expressar a sua criatividade ou por sentirem-se motivados a ler”, destaca.