Aprendendo sobre a acessibilidade
4 de maio de 2015 Notícias

Gincana sobre obra literária, realizada no Colégio Notre Dame, abordou o tema

Conversar sobre a acessibilidade e trabalhar o contexto de uma das leituras obrigatórias do segmento: foi com esse objetivo que os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame participaram, na quinta-feira (30), de uma gincana na Biblioteca Geral da instituição de ensino.

Notre-Dame (1)A atividade, que fez parte da disciplina de Língua Portuguesa, foi motivada pelo livro “Estrelas Tortas”, de Walcyr Carrasco. A obra narra a história de Marcella, uma jovem que gosta de dançar e de praticar esportes, mas que, após um acidente de automóvel, torna-se paraplégica. O acidente faz com que sua vida mude completamente, contudo, em meio a adaptação à falta de movimentos, ela descobre novos amigos e encontra forças para reconstruir sua vida, mostrando que, por pior que sejam os obstáculos, sempre é possível dar a volta por cima.

A fim de inserir os estudantes no contexto da obra e ensinar sobre os diferentes tipos de deficiência, além de promover a reflexão sobre a importância da acessibilidade, as turmas foram divididas em Notre-Dame (3)pequenos grupos nos quais participaram da dinâmica. Nela, as equipes responderam a diversas questões sobre a leitura realizada, além de analisarem os personagens e encenarem pequenos trechos do livro.

Conforme uma das idealizadoras e organizadoras da gincana, a educadora Marjuliê Gregório, além de aprofundar o contexto da obra, a atividade proporcionou um momento de integração e de reflexão sobre as deficiências. “Nossa intenção foi fazer com que os estudantes conhecessem os diversos tipos de deficiência e entendessem o que é a acessibilidade, para assim, aprender a respeitar as diferenças”, destaca.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo