Fundada em 1985, instituição já instruiu centenas de musicistas e propicia a sensibilização artística e o desenvolvimento de habilidades em canto e instrumentos de cordas, percussão e teclas
Um espaço que faz ressoar melodias pelo Colégio Notre Dame Passo Fundo, a Escola de Música Notre Dame é dedicada à sensibilização e à formação artística, estimulando as habilidades expressivas em canto e instrumentos diversos. Em celebração ao seu 40º aniversário, as salas onde os sons são produzidos, para então propagarem-se pelos corredores do educandário, foram inteiramente revitalizadas.
E, no entardecer de terça-feira (30), desveladas aos convidados para a cerimônia de reinauguração do conservatório. Englobando docentes, estudantes da Escola de Música e seus respectivos familiares, além da equipe diretiva do Colégio, gestores da Rede de Educação Notre Dame e os arquitetos responsáveis pela modernização, a solenidade rememorou os fortes laços da instituição de Ensino Básico com a arte musical.
Como salientou a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero, desde sua chegada a Passo Fundo, as missionárias alemãs lançaram mão das melodias para construir e estreitar vínculos com as crianças, uma vez que era uma linguagem acessível. “O DNA do Colégio Notre Dame é a arte”, exaltou a religiosa à frente da mantenedora escolar. “Por isso, toda iniciativa sua tem uma motivação que nos faz apreciar essa dinâmica entre a excelência pedagógica e o cultivo da sensibilidade, da criatividade e da disciplina”, prosseguiu a Superiora.
Nesse sentido, conforme destacou a diretora do educandário, Irmã Elci Favaretto, a revitalização representa a renovação do compromisso com processos de ensino e de aprendizagem que contemplem a integralidade do ser. “A cara da Escola de Música é nova, mas a essência é a mesma: o amor pelo potencial descortinado pela arte. A excelência pedagógica Notre Dame também se encontra aqui”, afirmou a religiosa.
Para a coordenadora da Escola de Música Notre Dame, Irmã Mirtes Helena Roman, a modernização é um novo marco na trajetória iniciada, como um sonho, em 1985. “Foi um ato de coragem e energia de uma jovem Mirtes, que encontrou as pessoas certas e, juntas, fundaram a Escola de Música, um espaço musical e artístico dentro do Colégio Notre Dame”, recordou.
Os novos ambientes, conforme destacou a religiosa, foram idealizados para melhor aproveitar os espaços de prática musical, permitindo que o desenvolvimento e o aprimoramento de talentos sejam ainda mais dinâmicos e acolhedores. “Esses espaços irão contribuir com nossos educadores, sempre tão comprometidos em buscar o melhor para fazer com que a expressão artística da música transcenda essas salas”, frisou.
Durante o cerimonial, que incluiu a bênção do conservatório pelo Padre Fábio de Morais, educandos brindaram os presentes com demonstrações das suas habilidades musicais. Atualmente, 130 estudantes estão inscritos nas modalidades de baixo, bateria, guitarra, percussão, piano, teclado, técnica vocal, ukulele e violão. Eles também são convidados a participar de projetos culturais ligados à Rede de Educação, como a Orquestra Notre Dame.