De origem havaiana, o Ukulele se soma aos demais instrumentos de corda, percussão, sopro e teclas cuja prática é orientada pelo corpo docente da instituição.
“Além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo das crianças e dos adolescentes, a formação musical estimula competências sensório-motoras e socioemocionais”. Sem esconder sua alegria pela retomada das aulas ministradas na Escola de Música Notre Dame, a voz pausada da coordenadora, Irmã Mirtes Helena Roman, descreve alguns dos benefícios assegurados aos educandos que já podem conhecer ou aprimorar a técnica em instrumentos diversos.
Para tanto, os ambientes e os instrumentos utilizados são constantemente higienizados; o número de praticantes concomitantes está reduzido; e as posturas preventivas são seguidas rigorosamente, conforme pressupõe o protocolo de segurança sanitária elaborado pela Rede de Educação Notre Dame.
Dessa forma, pretende-se garantir a manutenção do bem-estar de toda a comunidade escolar, enquanto os estudantes se dedicam às práticas musicais, com exercícios em bateria, guitarra, flauta doce, flauta transversa, piano, teclado, violão, canto e ukulele – instrumento de origem havaiana cujo manuseio passa a integrar o portfólio de cursos da instituição.
O corpo docente da Escola é formado por profissionais graduados em Música e com experiências diversas, assegurando aos educandos o desenvolvimento de técnicas musicais básicas e complexas, a partir de metodologias adequadas às suas faixas etárias.
Conveniada à Universidade de Passo Fundo (UPF), a fim de que os seus educandos tenham os conhecimentos avaliados por banca examinadora composta pelos professores da Faculdade de Artes e Comunicação dessa Instituição de Ensino Superior, a Escola de Música Notre Dame propicia que os musicistas sejam reconhecidos por certificação com valor legal e oficial, além de obterem, junto à Ordem dos Músicos, a carteira de profissionais.
Para inscrever-se em qualquer um dos cursos ofertados pela instituição, basta procurar pela secretaria do Colégio Notre Dame.