Estudo desenvolvido na 3ª Série do Ensino Médio deve culminar com proposta intervenção social
No ano de 1992, lideranças de 179 países reuniram-se no Rio de Janeiro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Como resultado do encontro, elaborou-se um plano de ações para que se atinja o desenvolvimento sustentável. Composto por quarenta capítulos, esse documento, chamado de Agenda 21, é um instrumento de planejamento participativo, no qual se admite a responsabilidade dos governos por impulsionar programas e projetos ambientais, por meio de políticas que visam a justiça social e a preservação do meio ambiente.
É, justamente, esse documento que inspira a realização de Atividade Diversificada que envolve as disciplinas de Química, Língua Portuguesa, Geografia, Ensino Religioso, Educação Física e Sociologia, desenvolvida na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame. Divididos em grupos, os adolescentes devem escolher temas ligados à Agenda – como políticas de desenvolvimento que priorizam o meio ambiente, ou o desmatamento ou, ainda, a poluição dos rios e dos mares – sobre os quais vão elaborar projetos de pesquisa científica. A partir dos estudos, que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, os educandos ainda deverão criar uma proposta de intervenção – por meio da escrita de um documento oficial, que será endereçado a um líder social -, na qual apresentarão os resultados de seus trabalhos e sugestões para contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade.