Agenda 21 é tema de pesquisa, no Colégio Notre Dame
20 de maio de 2016 Notícias

Estudo desenvolvido na 3ª Série do Ensino Médio deve culminar com proposta intervenção social

No ano de 1992, lideranças de 179 países reuniram-se no Rio de Janeiro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Como resultado do encontro, elaborou-se um plano de ações para que se atinja o desenvolvimento sustentável. Composto por quarenta capítulos, esse documento, chamado de Agenda 21, é um instrumento de planejamento participativo, no qual se admite a responsabilidade dos governos por impulsionar programas e projetos ambientais, por meio de políticas que visam a justiça social e a preservação do meio ambiente.

É, justamente, esse documento que inspira a realização de Atividade Notre-DameDiversificada que envolve as disciplinas de Química, Língua Portuguesa, Geografia, Ensino Religioso, Educação Física e Sociologia, desenvolvida na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame. Divididos em grupos, os adolescentes devem escolher temas ligados à Agenda – como políticas de desenvolvimento que priorizam o meio ambiente, ou o desmatamento ou, ainda, a poluição dos rios e dos mares – sobre os quais vão elaborar projetos de pesquisa científica. A partir dos estudos, que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, os educandos ainda deverão criar uma proposta de intervenção – por meio da escrita de um documento oficial, que será endereçado a um líder social -, na qual apresentarão os resultados de seus trabalhos e sugestões para contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade.

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