“Eles esperam muito pelas aulas de Educação Física”. Acompanhada de genuína alegria, a constatação da educadora Elisangela Aléssio Rubert justificava o brilho nos pequeninos olhos que se cruzavam com os seus, naquela que foi uma das primeiras aulas, em mais de oito meses, ministradas por ela de forma presencial. Afinal, impelindo à disciplina uma nova adaptação, parte dos educandos matriculados do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental I, bem como daqueles que integram as turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental II e da 3ª Série do Ensino Médio, voltaram, na última terça-feira (01), a frequentar o Colégio Notre Dame.
Como ressalta a docente, o retorno ao convívio escolar não representa uma retomada dos jogos coletivos que, costumeiramente, eram praticados nos períodos semanais dedicados ao componente curricular que favorece o desenvolvimento psicomotor e socioemocional, estimulando o apreço pela qualidade de vida.
Tais dinâmicas, visando à manutenção do distanciamento interpessoal preconizado pelas autoridades sanitárias como medida de prevenção à Covid-19, estão sendo substituídas por práticas de alongamento individual – como aquelas já experimentadas nas aulas remotas. “Elas contribuem com a aprendizagem, propiciando a concentração. Além disso, atenuam o estresse”, descreve Elisangela.
Com a adoção do ensino híbrido – modalidade em que o presencial e o remoto são mantidos paralelamente, porém, os exercícios já não contam com o uso de objetos domésticos, como cadeiras, vassouras e baldes. O seu grande instrumento é a criatividade dos docentes que integram a equipe pedadgógica do Colégio Notre Dame – como destaca a coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Daniela Dal’Maso. “Todos os nossos profissionais são aptos e estão preparados para adequar as aulas ao momento vivido”, exalta.
Além de contribuir com o bem-estar das crianças e dos adolescentes, por todo este atípico ano letivo, as aulas de Educação Física também exploraram aspectos teóricos acerca da prática esportiva, além de favorecer a reflexão acerca de padrões sociais de beleza e saúde.