Saiba por que a adaptação escolar é primordial na Educação Infantil
A educação integral de excelência, a qual norteia a missão da Rede de Educação Notre Dame, é pautada por metodologias que favorecem a vida educacional dos matriculados, desde o primeiro contato com a instituição de ensino. Deste modo, o início das atividades escolares, em especial para as crianças, propõe um período de adaptação, tendo em vista que, para algumas, esta é a primeira experiência fora do contexto familiar, modificando a rotina habitual, o que torna o período mais desafiador.
A insegurança sentida nesta fase, a qual é característica do processo adaptativo, motiva a Educação Infantil do Colégio Notre Dame a priorizar ações que conduzem seus educandos às novas aprendizagens de modo tranquilo e afetuoso. Para tanto, além de proporcionar uma adaptação gradativa, contando com o apoio dos familiares, o educandário principia com dinâmicas que visam criar vínculos de confiança entre as crianças e suas educadoras.
Para a coordenadora pedagógica da etapa de ensino, Márcia Scortegagna, “o cuidado na preparação de um ambiente acolhedor em primeira instância transmite segurança às famílias, e, consequentemente, às crianças, que se sentem tranquilas à medida que estreitam seus laços no ambiente escolar”, salienta.
Além do reencontro com os familiares ser facilitado neste momento, pois os mesmos presenciam a adaptação, e só se afastam das salas de aula ao passo que a criança demonstra confiança em conviver com os demais, os matriculados são incentivados a trazer consigo algum brinquedo que lhes transmitam a sensação de amparo. Com o passar dos dias, o tempo de permanência na instituição de ensino aumenta gradativamente, despertando neles o desejo de retornar às dependências escolares. Esse processo acontece mais rapidamente com os educandos da Pré-Escola, uma vez que eles já experienciaram outros momentos integrativos, como menciona a coordenadora pedagógica.
A eficácia da adaptação realizada de forma gradual é a grande facilitadora do processo de aprendizagem, pois está atrelada à consolidação dos vínculos afetivos. Para tanto, desde a última quinta-feira (15), as crianças matriculadas na Educação Infantil já frequentam as aulas com tempo reduzido, sob a supervisão de um familiar. Enquanto isso, os pequenos iniciam sua jornada explorando os ambientes educativos, através de brincadeiras e atividades lúdicas.