A partir da obra “Colona é a Nona!”, estudantes Notre Dame estudam a etnia italiana
20 de abril de 2016 Notícias, Portal

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a acolher os italianos que imigraram para o Brasil, em 1875. Atraídos para a região para trabalharem como pequenos agricultores, na bagagem, eles trouxeram costumes que foram incorporados à cultura brasileira. Muitas palavras em italiano foram, por exemplo, adotadas pelos brasileiros, ao passo que, na culinária, a influência também é marcante.Notre-Dame (9)

Esses foram alguns dos assuntos estudados, durante as últimas semanas, pelos estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame. A partir da obra literária “Colona é a Nona!”, escrita por Lydia Gabellini, passo-fundense que viveu os últimos anos de sua vida em Porto Alegre, os educandos aprofundaram seus conhecimentos sobre a imigração.

Por meio de uma narrativa lúdica, o livro conta a chegada dos pioneiros, suas conquistas e seus desafios, além de descrever como vive, atualmente, a comunidade italiana no Rio Grande do Sul: assuntos que motivaram, atividades diversificadas, que envolveram todas as disciplinas do currículo, e que tiveram culminância na manhã de segunda-feira (11).

Notre-Dame (28)Naquele dia, os estudantes receberam a filha da autora, Claudia Gabellini, que debateu com eles os aspectos do livro e, ainda, falou sobre sua mãe e sobre o que lhe motivou a escrever essa história. Posteriormente, reunidos no espaço multiuso da instituição de ensino, os educandos organizaram uma exposição de objetivos antigos, de origem italiana, que são guardados por suas famílias, e de dados históricos coletados junto aos seus familiares.

No mesmo espaço, os participantes também realizaram uma mostra gastronômica de pratos típicos das demais etnias colonizadoras do Rio Grande do Sul.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo