Ao final do dia, um momento de espiritualidade e reflexão, em preparação para a Páscoa: assim foi o vivenciado, na terça-feira (31), pelos educadores, funcionários e gestores do Colégio Notre Dame.
Reunidos na Capela da instituição de ensino, os colaboradores participaram de celebração pascal, na qual refletiram sobre o significado religioso da data e da Eucaristia. A exemplo de Jesus Cristo, que na refeição com os apóstolos, compartilhou o pão e o vinho, os participantes dividiram pedaços de pão e copos de suco de uva, representando a última ceia.
Além de repetir o gesto que, hoje é símbolo da aliança cristã, educadores e funcionários foram desafiados a pensar a sua “nova vida”, afinal Páscoa simboliza renascimento. Considerando aspectos atuais, eles ponderaram sobre aquilo que lhes é valioso e como o vivenciam, além de comprometerem-se em renovar seus hábitos a fim de preservar, com mais afinco, esses sentimentos e momentos.
Em sua mensagem aos colaboradores, a diretora do Colégio, Ir. Ivanês Filippin, destacou essa oportunidade com a qual a data presenteia a todos. “Somos questionados sobre o que queremos mudar em nossas vidas, pois a Páscoa é a ressurreição do amor, da amizade, da alegria e das virtudes sepultadas em nosso coração”, comentou.
A celebração pascal também recordou o tema da Campanha da Fraternidade de 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. Essa edição, realizada durante a Quaresma, desejou estimular a vocação e a missão de todo o cristão de evangelizar. Ela se cumpre, também, através da caridade, meio pelo qual os atores sociais participam da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, o que justifica o lema da Campanha: “Eu vim para servir”, numa alusão ao exemplo de Jesus, que abdicou da própria vida pela salvação dos povos.
Foi o lema que motivou o convite para que, ao final da celebração, vinte participantes se voluntariassem para servir aos demais. Dispostos, eles buscaram os ovos de Páscoa com os quais a instituição presentearia os colaboradores e fizeram a entrega aos colegas do símbolo pascal que representa a esperança de vida nova.