A percepção de mundo, para os seres humanos, se dá por meio dos sentidos: audição, tato, paladar, olfato e visão. Na infância, o estímulo a eles facilita o processo de aprendizagem, utilizando o corpo como principal instrumento.
Foi a fim de incentivar essas descobertas, conciliando a ludicidade com o conteúdo programático de Identidade e Autonomia, que as crianças matriculadas nas cinco turmas de Nível I da Educação Infantil do Colégio Notre Dame participaram de uma trilha sensorial, que as permitiu experimentar diferentes sensações. Divididos por turmas, os estudantes visitaram as salas que abrigavam as diferentes experiências sensoriais. Na sala da audição, por exemplo, eles deveriam reconhecer a origem de diversos sons; na do paladar, provaram sabores ácidos, doces e salgados; na sala da visão, observaram imagens, utilizando lupas confeccionadas com papel; na do tato, tocaram, com os pés e com as mãos, objetos com diferentes texturas, como areia, plástico e macarrão; e na sala do olfato, apreciaram odores diferentes, como de café, de cacau e de perfume.
Desse modo, a atividade – que marcou a abertura do projeto pedagógico que norteará os estudos do Nível I, durante o primeiro semestre letivo – estimulou as crianças a perceber como podem explorar o mundo, por meio do corpo e dos cinco sentidos, promovendo, assim, o seu autoconhecimento.