Atividade lúdica apresentou a disciplina de Filosofia aos estudantes do Nível III da Educação Infantil
Estimular o pensamento crítico, de forma lúdica e prazerosa: foi com esse objetivo que uma atividade diferenciada envolveu os estudantes de Nível III da Educação Infantil do Colégio Notre Dame, na terça-feira (15). Na ocasião, eles participaram de uma caça ao tesouro, que objetivou introduzir a disciplina de Filosofia em seu cotidiano escolar.
Durante a brincadeira, organizados em grupos, eles seguiram as pistas espalhadas por diversos locais da instituição de ensino. Ao encontrá-las, desvendavam a próxima etapa da busca, por meio de dicas, e conheciam curiosidades sobre a coruja – a ave que simboliza da Filosofia. Ao término da busca, as cinco turmas encontraram-se no gramado de futebol do Ginásio de Esportes, onde foram surpreendidos por uma educadora caracterizada de coruja, que distribuiu máscaras aos estudantes.
De acordo com a docente Inaciana Zorzo, a partir da aula inaugural, as cinco turmas terão contato semanal com a disciplina. De modo lúdico, segundo ela, os estudantes começarão a refletir sobre questões como: “quem sou eu?” e “ por que eu estou aqui?”. Afinal, a filosofia, na Educação Infantil, objetiva prepará-las para que desenvolvam o pensamento crítico. “Essa aptidão se desenvolve por meio da indagação, ou seja, de pergunta que levará à investigação daquilo que se deseja saber”, explica, ressaltando que, com essa prática, a criança também desenvolve seu raciocínio lógico e aprende a pensar coerentemente.