Para a Educação Infantil, o início do ano letivo é sinônimo de período de Adaptação Escolar
18 de fevereiro de 2016 Notícias, Portal

Além de ser o princípio de uma trajetória que será concluída somente na adolescência, ao término do Ensino Básico, o ingresso na escola provoca mudanças no cotidiano familiar como um todo. Afinal, é o momento em que a criança passa a conviver socialmente com maior frequência e intensidade, em que sua autonomia é gradualmente estimulada, em que ela e os pais estabelecem novos vínculos afetivos e de confiança e em que ambos alteram suas rotinas e hábitos. Por isso, nas escolas Notre Dame, o início do ano letivo para os segmentos da Educação Infantil é dedicado à Adaptação Escolar, tanto dos educandos quanto dos seus familiares.

Início do ano letivo, na Educação Infantil (13)Nela, os responsáveis pelos estudantes podem permanecer pelos corredores escolares, por tantos dias quanto a presença for necessária, para garantir que os pequenos se sintam protegidos no novo ambiente. Além da observação, contudo, eles têm papel fundamental no desenvolvimento da confiança das crianças na instituição de ensino e nos seus colaboradores.

Para transmiti-la, é preciso que, primeiramente, eles a sintam. Por isso, tanto o Colégio Notre Dame quanto a Escola Notre Dame Menino Jesus, buscam estabelece-la pouco a pouco, desde o processo de reserva de vaga para novos estudantes, no qual a família é recebida pelas equipes de coordenação da Educação Infantil e interage com os espaços escolares, observando o funcionamento das instituições de ensino, o tratamento dado aos educandos e as medidas de segurança adotadas.

Volta às aulas (37)No dia que antecede o início do ano letivo, os pais ainda participam de reunião com os educadores titulares das turmas que seus filhos vão integrar. Em 2016, as reuniões com os responsáveis foram realizadas na segunda-feira (15), a partir das 13h30min, em sala de aula. Nelas, os familiares foram orientados sobre como proceder para que as crianças se sintam motivadas para frequentar as aulas e sobre a importância de esclarecer aquilo que é novo, porém, natural do convívio em grupo, além de terem recebido dicas de como ajuda-las a interpretar as mudanças no cotidiano de forma positiva.

Início do ano letivo, na Educação Infantil (25)A partir da terça-feira (16) – quando o ano letivo foi iniciado para os estudantes com idade entre dois a cinco anos -, durante toda a fase de Adaptação Escolar, os pais recebem, diariamente, pareceres das educadoras titulares sobre as reações das crianças às atividades desenvolvidas. Elas priorizam a recreação e as brincadeiras, mas sempre de forma calma. Afinal, se as novidades geram na criança, por si só, euforia e ansiedade, os momentos propostos viabilizam que ela se tranquilize para integrar-se com os colegas e as educadoras, além da instituição de ensino e sua equipe, estabelecendo novos laços afetivos.

Início do ano letivo, na Educação Infantil (8)Na primeira quinzena de aulas, ainda, os horários de permanência na instituição de ensino são variáveis, de acordo com a faixa etária do estudante, e progressivos. Assim, a cada dia ele convive um tempo maior com aqueles que vão conduzi-lo e acompanha-lo pelas descobertas do ano letivo, até atingir as quatro horas e meia de duração do turno vespertino.

As instituições de ensino, ainda oferecem suporte de psicopedagoga aos responsáveis e aos estudantes.

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