Inspirados pelo livro “111 Poemas para Crianças”, de Sergio Capparelli, os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame tornaram-se poetas para traduzir o seu universo em rima e métrica. Amizade, gostos, identidade e adolescência foram alguns dos temas que motivaram a criação dos versos apresentados, no entardecer de quinta (26) e de sexta-feira (27), durante o Recital que celebrou o encerramento deste ano letivo.
Escritos durante o segundo semestre, a partir da leitura recomendada pelo Projeto Pedagógico “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável” – desenvolvido há 3 anos nas instituições de ensino integrantes da Rede de Educação Notre Dame, a fim de formar leitores aptos a decodificar diferentes textos e autores capazes de expressarem-se em diversas linguagens – os poemas foram prestigiados por convidados reunidos no novo espaço de convivência da instituição de ensino, anexo ao Restaurante e Cantina Notre Dame.
Fossem declamados ou adaptados à linguagem musical – acompanhados dos instrumentos de percussão que, em aulas semanais de musicalização, auxiliam no desenvolvimento de habilidades rítmicas e motoras, além da concentração dos educandos -, os versos apresentados durante a atividade festiva, contudo, eram apenas uma amostra dos produzidos durante o desafio criativo, proposto na disciplina de Língua Portuguesa, após o contato com a obra de Capparelli. A seleção de poemas do autor permitiu aos estudantes a compreensão de como é vasto o domínio da arte poética, que pode cativar tanto pela emoção, quanto pela esperteza de jogos de palavras e de sons, como por relatar fenômenos especiais ou acontecimentos cotidianos. Por isso, individualmente, em duplas e trios ou, ainda, em grupos, eles procuraram exercitar as diversas possibilidades da poesia, em dezenas de textos.
Todos eles foram reunidos em um livro que, armazenado em uma caixa confeccionada pelos próprios autores, podia ser manuseado pelos familiares e amigos que compareceram ao evento de encerramento de ano. Além da exposição dos livros, os convidados também puderam observar reproduções de obras emblemáticas das artes plásticas. Sobre tela, com traços de pincel, elas foram pintadas pelos estudantes como tarefa da disciplina de Artes.