Uma atividade diversificada, que envolveu as disciplinas de Artes, Língua Inglesa e Língua Portuguesa, realizada a fim de inserir os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame no universo da literatura clássica, propôs aos adolescentes a leitura da adaptação de Walcyr Carrasco para “Dom Quixote de la Mancha”, obra escrita originalmente por Miguel de Cervantes.
Após o contato com o enredo e a realização de atividades de compreensão da obra, durante as aulas, cada turma do segmento foi desafiada a representar – em peça teatral -, um capítulo do livro. Para isso, utilizaram o espaço e os figurinos cedidos pela Biblioteca Geral da instituição de ensino.
Em uma nova tarefa envolvendo a linguagem teatral e o livro, os educandos representaram cenas do clássico, por meio de teatro de fantoches. Os bonecos utilizados na apresentação foram confeccionados por eles próprios, com orientação da educadora Letícia Nichele, durante aulas de Artes. Nessa representação, foram usados termos Inglês, a fim de exercitar a oralidade em língua estrangeira, como esclarece a educadora Paula Avelar.
Além do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora, de criação artística e de expressão em língua estrangeira, as tarefas relacionadas a essa atividade permitiu que, por meio da contextualização das informações, os adolescentes se apropriem mais facilmente do conhecimento. “Dados, ideias e teorias não podem ser apresentados de maneira estanque, separados de suas condições de produção, do tipo de sociedade em que são gerados e recebidos, de sua relação com outros conhecimentos”, argumenta a docente de Língua Portuguesa, Roberta Costella.