Em simulação do Tribunal do Júri, estudantes Notre Dame exercitam o poder de argumentação
6 de novembro de 2015 Notícias, Portal

Aptidão para relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções, a fim de embasar um determinado pensamento ou ideia, é fundamental para a redação de textos dissertativo-argumentativos. Por isso, demonstrar domínio sobre o tema e Notre-Dame (1)habilidade em argumentar resulta em uma boa avaliação da redação, nas provas seletivas para o ingresso no Ensino Superior.

Foi a fim de estimular e de exercitar essas capacidades que a educadora Janaína Benedetti propôs aos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame uma atividade diferenciada. Divididos em grupos, eles representaram uma sessão do Tribunal do Júri. Para isso, cada um deles assumiu um papel, fosse o de juiz, o de advogado de defesa ou de acusação, o de réu, o de testemunha ou o de jurado. Além disso, Notre-Dame (2)ao prepararem-se para a simulação, os educandos redigiram os casos que seriam debatidos e as peças de acusação e de defesa, utilizadas pelos “advogados”.

A atividade, de acordo com a responsável pela disciplina de Redação, além de desenvolver o poder de argumentação, estimulou a oralidade, aprimorando, assim, a capacidade de comunicação e socialização dos estudantes.

 

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