Dia de integração entre os estudantes Notre Dame que integram os grupos gaúchos de Pastoral Escolar aconteceu no distrito de São Miguel, em Passo Fundo
Um dia de reflexão, integração e aprendizado: assim pode ser definida a sexta-feira (30) para os estudantes gaúchos que fazem parte da Juventude Notre Dame, atividade extracurricular – oferecida pelas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame – que propõe a experiência da fé e da espiritualidade cristã aos educandos de 7º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Isso porque, naquela ocasião, os adolescentes engajados na Pastoral Escolar participaram da segunda edição do Encontro Regional da atividade. Além de servir como preparação para o Encontro Nacional da Juventude Notre Dame – que será realizado em setembro de 2016 -, o evento possibilitou o compartilhamento de experiências e a avaliação das ações desenvolvidas ao longo de todo o ano, marcando o encerramento do ano letivo.
Reunidos no Sítío São Miguel – espaço mantido pelas instituições de ensino gaúchas que integram a Rede, no distrito passofundense que leva o mesmo nome, – os estudantes dos Colégios Notre Dame e Notre Dame Aparecida e da Escola Notre Dame Menino Jesus participaram de momentos nos quais o protagonismo juvenil foi evidenciado. Afinal, todas as atividades do encontro, desde a acolhida até o encerramento, foram organizadas por eles próprios.
Durante a manhã, depois da recepção dos participantes, cada grupo de Pastoral apresentou aos demais quais foram as iniciativas desenvolvidas nos meses anteriores. Entre elas, as que mais sensibilizam os estudantes, conforme a agente de Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame, Geovana da Silva, são os encontros de formação, realizados semanalmente, e as ações sociais, nas quais os grupos visitaram entidades que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Praticar o bem é, também, o grande motivador dos jovens que optam por integrar a Juventude Notre Dame, conforme justifica a estudante do Colégio Notre Dame Aparecida, Kimberli de Souza. Integrante do grupo desde o início de 2015, ela percebe que ter participado de ações solidárias em entidades assistenciais de Carazinho, fez com que ela percebesse que pode fazer a diferença no mundo.
O mesmo sentimento é compartilhado pela estudante da Escola Notre Dame Menino Jesus, Julia Grazziotin. Ela afirma que, desde que começou a integrar a Juventude Notre Dame, se sente mais confiante e sua autoestima melhorou.
À tarde, os jovens participaram de dinâmicas e de momentos de integração, propostos com o intuito de fortalecer os vínculos de amizade criados ainda na primeira edição do Encontro Regional – realizado no início do ano letivo, a fim de motivar o engajamento e planejar ações. Durante o evento que reuniu cerca de 60 jovens dos três educandários, eles também refletiram sobre o que significa, para cada um, fazer parte da Juventude Notre Dame.