Após anos a fio de estudos e aprofundamentos, feitos pelos setores de gestão de recursos humanos, psicologia organizacional e administração das obras educacionais, hospitalares e assistenciais mantidas pela Congregação de Nossa Senhora, dez competências esperadas dos colaboradores Notre Dame foram elencadas, em consonância com as constituições da ordem religiosa e os valores cristãos. Essas Competências do Profissional Notre Dame fazem parte do constante aprimoramento proporcionado pelas instituições aos seus funcionários e gestores, a fim de que a excelência na prestação dos serviços vá além da formação técnica.
Exemplo desse empenho em retomar as dez características, de forma prática, para que elas prossigam sendo atitudes verificadas no cotidiano das obras é a Formação Continuada de Colaboradores. Em encontros periódicos, como o realizado na manhã do sábado (28), no Colégio Norte Dame, dinâmicas de grupo e reflexões procuram transpor cada uma das competências para o cotidiano de trabalho.
Naquela oportunidade, os funcionários foram recepcionados por um café da manhã que, além de alimentar, propunha a solução, em grupo, de um problema. As três mesas servidas para a refeição tinham sido montadas de forma desigual. Enquanto em uma delas todos os utensílios e mantimentos estavam disponíveis, nas demais havia falta de algo. A dinâmica, de acordo com a Psicóloga Organizacional da instituição de ensino, Thais Gassen, objetivava que, a partir da identificação do problema, os participantes naturalmente, buscassem a solução, de forma que todos pudessem usufruir plenamente do café da manhã.
Após unir as mesas e fazer a refeição de modo fraterno, os colaboradores foram instigados a refletir sobre a dificuldade encontrada e os facilitadores que os permitiram saná-la com agilidade, além de refletir sobre como a dinâmica fazia alusão ao dia a dia de trabalho. Competências dos Profissionais Notre Dame como “Trabalho em Equipe”, “Visão Sistêmica” e “Benevolência” foram vivenciadas com essa dinâmica, a fim de reforçar a importância de cada uma delas, no convívio e na solução de problemas cotidianos.
Além da atividade de retomada das três características, os funcionários foram orientados, pelo administrador escolar, Arivaldo Valesan, quanto ao uso dos novos uniformes e sobre o comportamento esperado pela instituição. Com o intuito de transmitir maior seriedade, as vestimentas seguem padrão social. Além delas, Arivaldo ressaltou que a postura dos colaboradores virá ao encontro dessa pretensão. “Cada colaborador Notre Dame é, também, responsável pela imagem da instituição, através da disponibilidade em atender os públicos com cordialidade e com informações claras e precisas”, constatou.
Para propiciar essa melhor comunicação, uma necessidade, verificada tanto na Avaliação Institucional quanto na Avaliação de Clima Organizacional pelo Colégio Notre Dame, a gestão escolar está comprometida a informar melhor e com maior frequência e antecedência seus colaboradores acerca das alterações no cotidiano escolar, através de comunicados.