Jovens autores: Estudantes do Colégio Notre Dame usam IA para escrever seus próprios livros
13 de setembro de 2024 Notícias, Portal

Através da Inteligência Artificial, educandos criam suas narrativas na plataforma Árvore de Livros e podem ter o exemplar em mãos

Visando proporcionar uma aprendizagem contínua e inovadora, a Rede de Educação Notre Dame investe em recursos que ampliam as possibilidades de aprendizado dos seus matriculados, colaborando com a formação integral de crianças e jovens através da excelência pedagógica. Em alinhamento com esse objetivo, está a parceria firmada entre as instituições de ensino da Rede e a Árvore de Livros – reconhecida como a maior plataforma de leitura digital do Brasil -, que oferece aos educandos acesso a um acervo com cerca de 70 mil livros e audiolivros.

Deste modo, comprometido em promover habilidades essenciais ao seu próprio tempo, o Colégio Notre Dame incentiva os estudantes a se apropriarem das ferramentas disponíveis, as quais potencializam, por exemplo, a imaginação, a autonomia e a criatividade. A exemplo disso está a ferramenta “Criar” da Árvore de Livros, que incentiva a escrita criativa, fortalece o letramento e fomenta o protagonismo dos educandos de maneira lúdica e divertida.

Instigando a inventividade dos estudantes durante a leitura no aplicativo, a Inteligência Artificial apoia e inspira a escrita de livros por meio de uma tutoria personalizada realizada pelo avatar da plataforma, o macaco Otto. À medida que o usuário cria sua narrativa, o método realiza as correções ortográficas e gramaticais, além de fornecer feedbacks personalizados em tempo real. Posteriormente, com apenas alguns cliques, as histórias podem se transformar em livros físicos, criando memórias para a vida toda.

Os estudantes do 2° Ano do Ensino Fundamental I, Enzo Sostizzo da Silva e Helena Palma Dias, fizeram uso da ferramenta e já desfrutam dos seus exemplares em mãos. Enzo materializou a paixão por figuras lendárias na obra por ele intitulada “O Dragão e o cavalheiro Enzo”. Helena, por sua vez, dedicou seu primeiro título ao pai, Daniel, através do enredo “Pai eu te amo, viu?”, que narra momentos familiares repletos de lembranças afetivas. Já a educanda Carolina Sebben da Rosa, matriculada no 4° Ano, inspirou-se nos encantos do anoitecer ao escrever o livro “A noite estrelada”. Após finalizarem suas produções, os autores receberam suas obras literárias impressas em casa.

De acordo com o relatório oficial da Árvore de Livros, 186 estudantes do Colégio Notre Dame iniciaram a redação de obras literárias, e 73 já concluíram a escrita do seu primeiro título. Ao todo, foram 271 títulos criados na plataforma pelos matriculados na instituição de ensino, desde que o recurso “Criar” foi disponibilizado para as escolas parceiras, há cerca de 4 meses, estando ainda em período experimental no educandário. Pedro Fávero Camargo, do 1° Ano, por exemplo, já finalizou seu 18° livro. Para ele, “escrever é uma atividade prazerosa e muito divertida”, enfatizou o autor de 7 anos.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo