Espetáculo, apresentado pelas crianças matriculadas no Maternal e na Pré-escola, enalteceu histórias que compõem, há gerações, o imaginário infantil
Carinhosamente vinculada à sensação de aconchego, a imagem dos avós exerce, com singular facilidade, um profundo encantamento sobre as crianças. Imagine, então, quanto esmero dedicaram as matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame à homenagem com que agradeceriam pela ternura que se faz braços para acolher, confortar e encorajar.
Realizadas entre segunda (15) e quinta-feira (18), as apresentações artísticas remontavam a um ato que reside nas entrelinhas de tão afetuosa relação: o de contar histórias. Para tanto, cada etapa de ensino apropriou-se de um conto clássico, transpondo elementos da sua narrativa às coreografias reproduzidas com entusiasmo.
Em sua estreia no palco escolar, os educandos do Maternal I caracterizaram-se como personagens de “Chapeuzinho Vermelho”, avivando em seus orgulhosos espectadores a memória das emoções experimentadas em seus primeiros contatos com a trama.
As crianças que compõem as turmas de Maternal II, por sua vez, representaram os persistentes personagens de “Os Três Porquinhos”, suscitando risos entre os presentes, que não tardavam a direcionar as câmeras de seus smartphones aos movimentos infantis, a fim de eternizar a dança em sua homenagem e, consequentemente, as habilidades psicomotoras desenvolvidas pelos netos.
Em seguida, adentraram o Auditório Notre Dame os educandos matriculados no Maternal III. Caracterizados como príncipes e princesas, em alusão ao enredo de “A Bela e a Fera”, eles expressaram, com a sensibilidade implícita ao conto de fadas, o afeto que nutrem pelos antepassados. Além disso, ofereceram à plateia, com suas pequeninas mãos, a emblemática rosa da narrativa.
Já a Pré-escola I correlacionou a trama de “João e Maria” à fartura açucarada que, conhecidamente, se encontra na casa dos avós. As crianças ainda lançaram mão dos saberes construídos em Língua Inglesa, por meio do currículo bilíngue ofertado pela instituição de ensino, para referenciar o amor e a gratidão que dedicam aos homenageados de 26 de julho.
Também inspirados pela data – celebrada em alusão às festas litúrgicas dos avós de Jesus Cristo, Santa Ana e São Joaquim -, os concluintes da Educação Infantil evocaram o enredo de “Branca de Neve e os Sete Anões”. Para tanto, maçãs e ferramentas enriqueciam mais um figurino cuidadosamente confeccionado para o espetáculo.
Por fim, o ímpeto de correr ao encontro dos abraços reafirmou o que, fosse por meio dos passos de dança ou dos sorrisos francamente esboçados, foi explicitado ao longo de toda a apresentação: o carinho sentido e reconhecido tão fortemente que se traduz em afagos, beijos e, até mesmo, gritinhos entusiasmados.
Veja as Galerias de Fotos:
– Turmas A
– Turmas B
– Turmas C
– Turmas D e E