Em duas semanas de homenagens, os estudantes retribuíram o amor doado pelas figuras maternas
Mesmo vivenciado uma realidade de hiperconectividade, na qual os meios tecnológicos estão incorporados na rotina de crianças, adolescentes e pais, existe uma conexão única, que perpassa a agitação dos desafios diários, transcendendo qualquer transformação capaz de moldar os tempos: o amor de uma mãe. Por isso, convidados a reunirem-se com suas figuras maternas, cerca de 1.400 estudantes, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame, concentraram-se em retribuir às suas progenitoras os momentos de cuidado.
Educação Infantil
Aqueles que mais apreciam e sentem a necessidade do colo materno foram os primeiros a homenageá-las. Para tanto, os bebês inscritos na Educação Infantil socializaram com as homenageadas do segundo domingo de maio algumas das experiências que permeiam o dia a dia escolar: além de assistirem a uma contação de história, acalentados pelos braços que, de modo abnegado, lhes dedicam enorme zelo, eles registraram em traços e cores o momento de terna cumplicidade.
Convidando suas figuras maternas à imersão em uma atmosfera amorosa, cujo tom era dado por desenhos, fotos e frases afetivas a ambientar os espaços de aprendizagem, as crianças matriculadas na Pré-escola, por sua vez, eternizaram e permitiram eternizar na memória as apresentações musicais em Língua Portuguesa e Inglesa. Mais que isso, dedicaram seu toque delicado ao bem-estar das mães, proporcionando a elas instantes de cuidado e relaxamento. Envolvendo-as em abraços e deixando-as transbordar a emoção, os educandos também compartilharam com elas o preparo de um prato.
A exemplo de como ocorreria nas comemorações idealizadas para congregar as figuras maternas aos educandos matriculados na etapa de ensino seguinte, as homenageadas também desfrutaram da oportunidade de refletir sobre as realizações e os desafios da maternidade ao passo que, por intermédio da Pastoral Escolar, eram tinham seu perseverar abençoado.
Ensino Fundamental I
Marcadas por dinâmicas amorosas, que tiveram como palco tanto os ambientes de aprendizagem e convivência quanto os de espiritualidade e esportes do Colégio Notre Dame, as homenagens prestadas pelos estudantes que compõem as diferentes turmas do Ensino Fundamental I suscitaram, igualmente, a comoção materna. Afinal, fosse ao serem desafiadas a reconhecer os filhos por meio do tato ou ao serem presenteadas com massagens relaxantes, elas reconheceram os sentimentos que perpassam os corações dos rebentos – os quais foram externados, ainda, em apresentações musicais e declamações de poemas.
Ensino Fundamental II
Voltadas à reflexão sobre os atributos e valores da natureza materna, as homenagens protagonizadas pelos estudantes do Ensino Fundamental II estiveram estreitamente ligadas aos preceitos cristãos professados pela instituição de ensino. Por isso, reunindo-se na Capela do educandário, as figuras maternas sentiam-se reconhecer pela missão de zelar pela vida à medida que vislumbraram seus filhos diante do altar, proferindo mensagens coletivas de amor, encorajamento e gratidão. Sensibilizadas pelo ambiente sagrado, elas ainda foram convidadas a silenciarem-se e conectarem-se com os filhos, entrelaçando mãos e braços para que se abençoassem mutuamente.
Integral Notre Dame
Engajados em expressar seus sentimentos por meio das mais carinhosas manifestações, os educandos inscritos no Integral Notre Dame explicitaram alguns dos saberes construídos no turno inverso à escolaridade. Além de entoar versos em Inglês, as crianças demonstraram os princípios que balizam a convivência diária com educadores e colegas, ofertando às suas convidadas gestos de cuidado, atenção e acalento.