Em preparação ao novo ano letivo, evento reúne docentes e funcionários das escolas Notre Dame mantidas no Rio Grande do Sul
8 de fevereiro de 2024 Notícias, Portal

Encontro de Educadores foi realizado durante a quinta-feira (08), no Colégio Notre Dame Passo Fundo

Recomeçar, no tempo do olhar que resvala em feições; no tempo do sorriso que se abre em acolhimento; no tempo do abraço que faz fluir o bem-querer; no tempo da palavra que se desdobra em esperança; no tempo do riso que estreita os laços; no tempo da escuta que impulsiona o agir.

Tais tempos, propiciados durante a quinta-feira (08) àqueles que emprestam suas competências e seus saberes à construção do conhecimento alheio, precede um outro recomeçar: o dos aprendizes, que a partir da próxima semana passarão a frequentar as instituições de ensino Notre Dame, dando início ao ano letivo de 2024. Por isso, os instantes foram compartilhados por docentes e funcionários do Colégio Notre Dame Aparecida, localizado em Carazinho, e dos dois educandários mantidos pela Congregação em Passo Fundo – Colégio Notre Dame e Escola Notre Dame Menino Jesus.

Tempo de confraternização, o Encontro de Educadores Gaúchos da Rede Notre Dame foi principiado com uma dinâmica de integração, a qual desafiou os participantes a, reunidos em equipes mistas e auxiliando-se mutuamente, cumprir com as tarefas propostas em uma gincana.

Tempo de sensibilização, o evento, que integra as atividades preparatórias ao período letivo, também oportunizou aos educadores o aprofundamento na espiritualidade que perpassa a Pedagogia Notre Dame. Para tanto, eles deixaram o Ginásio de Esportes da mais longeva entre as instituições brasileiras nela sustentada, seguindo para o auditório do centenário Colégio Notre Dame Passo Fundo, onde assistiram à palestra ministrada por Irmã Alcídia Guareschi.

Retomando aspectos fundantes da fé cristã, a religiosa enfatizou como a espiritualidade perpassa a ação, manifestando-se na postura assumida ante a vida. “Vocês carregam Deus consigo! Vocês são chamados a desenvolver os valores de Deus dentro de vocês!”, explicitou. Salientando que, por compartilhar da missão assumida pelas Irmãs de Notre Dame, cada educador é impelido a atuar em prol da humanização, a religiosa detalhou o especial papel desempenhado pelos presentes, nos seus respectivos ambientes de trabalho: formar para as virtudes da fé e da responsabilidade, na busca por sentido e com muito amor. “A escola tem o compromisso de cumprir o seu currículo. Mas, ao falar de valores, como a paciência, a coragem, a empatia e a justiça, estamos falando de um conteúdo que não se obtém pelo currículo, mas pela vivência, pelo testemunho”, frisou, convidando-os para, à imagem e semelhança divina, estender os braços para abrigar todos aqueles que precisam de apoio e ajuda, sendo promotores da esperança em meio às crianças e aos adolescentes.

Para tanto, afirmou Irmã Alcídia, devem voltar-se aos preceitos daquela que idealizou e concretizou a Congregação das Irmãs de Notre Dame. “Para nós, falar em educação é falar em bondade e firmeza”, esclareceu, ressaltando que tais princípios dizem respeito a uma postura clara e comprometida com o crescimento individual e, por consequência, coletivo. Afinal, Santa Júlia Billiart era incansável em conclamar as Irmãs à formação de pessoas capazes de intervir na sociedade.

Tempo, também, de reconhecimento, o Encontro ainda possibilitou que os docentes e funcionários fossem tocados pelas palavras de admiração proferidas pela Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação. “Ao vê-los, lembro-me do livro do Profeta Daniel, onde se lê ‘Os que ensinam aos outros o caminho da virtude brilharão como estrelas no céu para toda a eternidade’, pois esse brilho que não se apagará é cada um de vocês, professores que ajudam nossos estudantes em seu desenvolvimento integral”, exclamou Irmã Dirce Slaviero, aproveitando a ocasião para apresentar aos seus ouvintes a religiosa que, em 2024, está à frente da Rede de Educação.

Em seu primeiro pronunciamento como coordenadora da obra educacional Notre Dame, Irmã Angela Thums enfatizou quão valiosa é a doação de docentes e funcionários à formação das crianças e dos adolescentes. “Vocês realizam um trabalho educativo que proporciona aprendizagens determinantes para a vida: construção do conhecimento, vivência de valores, socialização de saberes, desenvolvimento de competências e habilidades – ações que se revelam na compaixão, na empatia, na resiliência, na solidariedade, na benevolência. Vocês são a inspiração dos alunos!”, frisou.

Findo o tempo de tantos tempos preciosos à renovação exigida pelos recomeços, os participantes, a exemplo da docente Alania Fior, guardavam consigo as impressões suscitadas pela partilha das horas e de vivências. “Fortalecemos o sentimento de pertencer e, até mesmo, nossa espiritualidade, despertando para a retomada do nosso trabalho, que é de tocar os estudantes e de assegurar a eles a excelência”, vibrou, corroborando aquilo que Irmã Angela destaca como o intuito da atividade de integração que, ano após ano, se repete. “Essa é uma oportunidade de estreitarmos os vínculos, trocarmos experiências enquanto Rede de Educação, o que se reflete em como o jeito de ser Notre Dame será percebido pelas famílias de nossos estudantes, ao longo do ano letivo”, pontua a religiosa.

Clique aqui para ver a galeria de fotos


Volta às aulas na Rede de Educação Notre Dame:

Colégio Notre Dame Aparecida
– 14 de fevereiro, para estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio
– 15 de fevereiro, paras as crianças matriculadas até o 4º Ano do Ensino Fundamental

Colégio Notre Dame Passo Fundo
– 14 de fevereiro, para os matriculados a partir do 4º Ano do Ensino Fundamental
– 15 de fevereiro, para as crianças inscritas em toda a Educação Infantil e, igualmente, as que irão compor as turmas de 1º a 3º Ano do Ensino Fundamental

Escola Notre Dame Menino Jesus
– 14 de fevereiro, para os educandos que integram as turmas do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental
– 15 de fevereiro, para a Educação Infantil e o 1º Ano do Ensino Fundamental

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo