Apresentação de estreia acontecerá neste sábado (25), diante do Colégio Notre Dame Passo Fundo
Ao repousar no colo de Maria com a fragilidade comum aos recém-nascidos, o menino a quem os anjos vinham saudar acabaria por provocar uma cisão no tempo. O milagre por meio do qual o verbo divino se fez carne, afinal, seria assumido pelos povos ocidentais como o evento a marcar o princípio de uma nova contagem dos anos. Mais que um acontecimento inerente ao modo como compreendemos a sucessão de tais períodos, no entanto, o nascimento do filho unigênito de Deus é envolto por valores que não sucumbem ao passar dos séculos e milênios. Isso é o que a nova edição da Cantata Natalina se compromete a exaltar, nas suas apresentações.
Norteado pelo tema “Natal nas Janelas do Tempo: louvor, bênção e prosperidade”, o espetáculo artístico, principiado às 20h30min, será um convite a revisitar memórias afetivas. Por isso, ao reunirem-se diante do Colégio Notre Dame Passo Fundo, na noite deste sábado (25), os espectadores vivenciarão, cada qual, uma jornada singular. “À medida que as janelas cenográficas se abrirem, pretendemos que as lembranças individuais sejam revividas, trazendo à tona a alegria, a partilha e a conexão intrínsecas à festividade”, esclarece um dos coordenadores artísticos do show, Vanderlan Lima.
Igualmente caracterizada por seu cunho reflexivo, a tradicional apresentação natalina ainda está imbuída do propósito de projetar um futuro virtuoso. Para tanto, ao passo que a música se unir à exuberância das luzes e a dramaticidade se somar a gestos coreografados, a interpretação do nascimento será permeada por representações de mazelas comuns à sociedade contemporânea. Desse modo, conforme a presidente da Congregação de Nossa Senhora – instituição promotora do espetáculo -, o público será encorajado a corporificar a generosidade e a esperança implícitos ao gesto divino de doar Seu filho à humanidade. “Olhamos para o mundo a partir da visão que nossas janelas nos permitem ter. Enquanto religiosas, assumimos o carisma de tornar o Bom Deus conhecido e amado, colaborando com a construção do Seu reino ao ampliar perspectivas. É o que fazemos com a Cantata”, afirma Irmã Rosa Hoeslcher, salientando que o evento também vai aludir à obra erigida no Brasil, desde 07 de junho de 1923, pelas Irmãs de Notre Dame.
Alterações no trânsito para a realização do espetáculo
Visando assegurar que, ao deixar o interior do educandário para ser percebida com a escuta atenta e os olhares curiosos de um público unido pela expectativa da comoção, a profusão artística que caracteriza o evento será revisitada, conjuntamente, por aqueles que, ao longo dos meses, emprestaram suas habilidades e seu tempo às canções, às coreografias e às representações que tecem a narrativa natalina. Para o Ensaio Geral, portanto, o tráfego pela Avenida Brasil, nas imediações do Colégio Notre Dame, será interrompido, no sentido Bairro Boqueirão – Centro, entre as 19 horas e as 22 horas desta sexta-feira (24).
Para a estreia do show, por sua vez, o trânsito de veículos pela Avenida será interrompido, em ambos os sentidos, das 18 horas às 22h30min do sábado (25).
Mutirão da Esperança
Arrecadando brinquedos novos, os quais serão destinados às crianças que vivem em dois dos municípios mais fortemente atingidos pelas enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul – Muçum e Roca Sales -, a Cantata Natalina convida seus espectadores à vivência da generosidade, contribuindo com o Mutirão da Esperança. As doações, embaladas para presente e acompanhadas de carta destinada a quem as receberá, poderão ser depositadas junto ao palco do espetáculo.