Vivência será propiciada a partir do próximo ano letivo, para educandos matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio.
Reafirmando o seu compromisso com a formação para a cidadania global, tendo em vista os paradigmas educacionais contemporâneos, a Rede de Educação Notre Dame passará a integrar, em seu currículo obrigatório, disciplinas da matriz norte-americana. Voltada a estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio, a experiência se dará através de convênio firmado com a Texas Tech University – centenária Instituição de Ensino Superior que possui um dos maiores campi dos Estados Unidos, oferecendo 150 cursos de graduação, 100 de mestrado e 50 de doutorado.
A novidade, instituída no próximo ano letivo, foi apresentada à comunidade educativa na quinta-feira (24), por meio de eventos imersivos. Realizados na Bless Centro de Eventos, eles reuniram estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, durante a manhã, e seus respectivos familiares, ao anoitecer. Em ambos os momentos, os presentes foram esclarecidos acerca das particularidades formativas do convênio pela equipe da Liberty Education – empresa especializada na implantação de programas internacionais que, em parceria com a universidade estadunidense, oferece diferentes modalidades a escolas brasileiras. Os adolescentes ainda participaram de uma videoconferência com o diretor de relações internacionais da Texas Tech, Jared Lay, que elucidou dúvidas à medida que revelava e salientava a alegria experimentada por ter, nos educandários Notre Dame, novos distritos da Universidade. Afinal, visando proporcionar um modelo inteligente de construção de saberes, a Instituição de Ensino Superior dissemina sua expertise por distritos escolares independentes, os quais, localizados em mais de 60 países, já ultrapassaram a marca de 350 mil alunos.
Para tanto, mais que capacitar os educadores brasileiros à mediação das aulas, realizadas nas dependências do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, a Texas Tech University disponibiliza interação on–line, síncrona e assíncrona, com os seus professores – os quais serão responsáveis pela avaliação dos educandos. Assim, a ampliação do repertório linguístico e cultural, por meio das disciplinas do currículo internacional implementado, ocorrerá concomitantemente à obtenção de créditos norte-americanos, os quais poderão facilitar o ingresso dos estudantes em universidades dos Estados Unidos, uma vez que, dotados deles, os estrangeiros têm o processo de aplicação facilitado.
Tendo contato com a metodologia e as disciplinas abarcadas no currículo estadunidense, por meio do convênio firmado com a Universidade, os adolescentes também estarão habilitados à experimentação da vida universitária naquele País, podendo participar de intercâmbio, o qual prevê a realização de viagens, atividades recreativas e visita a NASA, além das vivências nos campi da Texas Tech.
Veja mais fotos dos eventos imersivos de lançamento dessa inovação pedagógica: