No Colégio Notre Dame, as férias não são apenas férias. Afinal, as crianças matriculadas até o 5º Ano do Ensino Fundamental podem desfrutar de uma programação diferenciada, a qual propicia a integração, e consequentemente o desenvolvimento socioemocional dos educandos, à medida que assegura descobertas. Tudo isso, com muita descontração!
Assim foi o recesso escolar dos inscritos na mais recente edição das Super Férias, cuja programação foi motivada pelo centenário da instituição de ensino. Estendendo-se de 21 a 28 de julho, as atrações permitiram que as crianças se aprofundassem, por meio da ludicidade, na história secular de que também são protagonistas.
Promovendo uma imersão nos costumes do país de origem das religiosas que, em 1923, fundaram o educandário, a oficina de dança alemã, por exemplo, oportunizou que as crianças exercitaram a sensibilidade auditiva e aprimorassem as habilidades de expressão corporal.
Igualmente inspirada nas precursoras da obra educacional, a atividade de confecção de rosas demandou concentração para que, do papel crepom envolto em palitos de churrasco, surgissem as flores que representavam aquelas recebidas pelas Irmãs, em sinal de boas-vindas, durante o seu desembarque em Passo Fundo.
Também apurando sua motricidade fina, os educandos foram instigadas a pintar uma camiseta inspirada no jubileu do Colégio, embebendo o pincel em tinta para eternizar no tecido os sentimentos nutridos pelo educandário que lhes serve de cenário à construção de saberes para a vida.
As crianças ainda participaram do preparo de pães recheados, bem como confeccionaram brinquedos a partir de materiais alternativos e, até mesmo, produziram os seus próprios slimes. Além disso, foram desafiadas por circuito motor, jogos de raciocínio lógico e partidas de futebol, vôlei e basquete.
Todas as atividades foram orientadas e supervisionadas por docentes da instituição de ensino, com apoio de equipe de monitoras, que acompanharam os inscritos nas vivências que se apropriaram do diferentes espaços de aprendizagem e convivência do educandário.