Um dia dedicado à reflexão e à integração: assim foi a quinta-feira (10) para os estudantes do Colégio Notre Dame que estão engajados programa de voluntariado “Tribos nas Trilhas da Cidadania”. Realizado em instituições de todo o Rio Grande do Sul, através da organização não governamental (ONG) Parceiros Voluntários, o programa é uma ação de mobilização social feita por jovens que querem transformar a realidade.
Desenvolvido, na instituição de ensino, como atividade extracurricular, o programa proporciona aos adolescentes a vivência de valores como a cidadania, a responsabilidade, a solidariedade e o empreendedorismo. Para isso, além das ações voluntárias semanais – que, nesse ano, beneficiam a ONG Amor e o projeto TransformAção em Arte, com atividades recreativas, artísticas, lúdicas e didáticas -, são realizados encontros de convivência, estudos, debates, gincanas, retiros e viagens que integram o grupo formado por estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio.
Foi, justamente, para pensar sobre a missão em que se empenharam voluntariamente que, naquele dia, os jovens participaram de um encontro, no Sítio São Miguel. No espaço mantido pelas instituições de ensino gaúchas que integram a Rede Notre Dame, no distrito de Passo Fundo que leva o mesmo nome, os jovens participaram de momentos de oração, dinâmicas de grupo para compreender amplamente o programa e partilha de impressões sobre as ações que desenvolvem e seus reflexos sobre as vidas dos voluntários e dos beneficiados. Além disso, os tribeiros também planejaram as futuras atividades a serem desenvolvidas, como celebrações, comemorações e confraternizações com as crianças e adolescentes atendidas pelas duas entidades.