Novo Ensino Médio Notre Dame: uma experiência educacional enriquecedora que alia a teoria à prática
13 de julho de 2023 Notícias, Portal

Buscando maior conexão com os interesses e os projetos de vida dos estudantes, a última etapa do Ensino Básico oferece trilhas formativas alinhadas às demandas do mercado atual e futuro

Permeia entre as dúvidas e as incertezas dos jovens estudantes que rumam à completude da Educação Básica uma pergunta que é despertada ainda na infância: o que você quer ser quando crescer? A convite do Colégio Notre Dame, tal questionamento foi explorado em uma dinâmica realizada pela psicóloga Emília Magnan com os educandos da 2ª Série do Ensino Médio. À medida que ela os incentivou a mapear habilidades e competências para que, posteriormente, pudessem aplicá-las de maneira mais assertiva e madura na escolha da futura profissão, também contribuiu com relatos da sua experiência com a gestão de pessoas e com a terapia organizacional.

A atividade foi abarcada pela Especificidade Formativa “Planejamento de Carreira”, a qual integra uma das trilhas formativas ofertadas aos adolescentes matriculados no Colégio Notre Dame Passo Fundo, contemplando os que desejam ingressar em uma graduação nas áreas de Saúde, Ciências Humanas ou Ciências Exatas.

Ao concretizar a proposta pedagógica para a última etapa da Educação Básica, a qual compreende a oferta de Itinerários Formativos como complemento à construção de conhecimentos comuns, o estudante Notre Dame trilha o seu caminho com autonomia intelectual, pensamento crítico, educação empreendedora, habilidades internacionais e protagonismo. A partir de um trabalho em equipe, orientado por processos de aprendizagens multidisciplinares, os jovens têm a liberdade para conversar com seu educador sobre seus sonhos, suas preferências e suas aptidões, identificando os itinerários a cursar.

Caso a opção do educando esteja relacionada ao cuidado com a saúde e a manutenção da qualidade de vida, evidenciando sua inclinação a um Curso Superior da área da Saúde, a Especificidade FormativaHealth & Lifestyle” se debruça sobre aspectos como a anatomia humana. A atividade de body painting, por exemplo, desafiou os adolescentes a ilustrarem tecidos no próprio corpo. Ao passo que tendões, músculos e ossos eram delineados sobre a pele, oportunizando sua análise a partir da localização topográfica das estruturas corporais, complementavam-se e aprimoravam-se os conhecimentos teóricos previamente apreendidos.

Apropriando-se de metodologias diferenciadas, o Novo Ensino Médio do Colégio Notre Dame também viabiliza a construção do pensamento crítico e o desenvolvimento de posturas de aprendizagem que visam à colaboração, à argumentação, à investigação, à leitura, à escrita e à apropriação de conceitos úteis para a vida em sociedade.

À medida que os estudantes dessa etapa de ensino dedicavam-se a exercitar as habilidades atreladas ao conhecimento científico, por exemplo, adquiriram novos saberes acerca da química forense. Afinal, o campo de atuação dos peritos pôde ser experienciado no exercício de desvendar um crime ambiental através de testes práticos, empregados para descobrir impressões digitais e, até mesmo, marcas gráficas. Ainda na Especificidade Formativa “Alquimia e a Espiritualidade”, os inscritos percebem que a química forense pode ser aplicada em questões trabalhistas, sanitárias e toxicológicas. A trilha formativa é mais um exemplo de percurso sugerido aos jovens que pretendem ingressar em graduação na área da Saúde ou das Ciências Humanas.

Ao conectar a formação acadêmica com os interesses de vida dos adolescentes, a derradeira etapa da Educação Básica oportuniza aos estudantes Notre Dame a descoberta de novas afinidades, bem como o aprofundamento de habilidades e competências que dialogam com o mundo real, instrumentalizando-os para encontrar soluções criativas e inovadoras a demandas complexas do cotidiano. Isso tudo com intermédio do universo digital, de modo que todos os partícipes do processo educativo estejam conectados aos contextos em que estão inseridos.

Complementando a formação geral básica, os Itinerários Formativos integram as quatro áreas do conhecimento, sendo compostos por disciplinas de Aprofundamento Acadêmico somadas às Especificidades Formativas.

As trilhas formativas, que permitem um mergulho na vida acadêmica e profissional futura pela aplicabilidade dos conhecimentos e pelo exercício das habilidades socioemocionais, são, por sua vez, apenas sugestões de composição do currículo.  Afinal, cada educando tem liberdade para personalizar a sua vida escolar, colocando-se no centro de um processo educacional que visa à sua formação intelectual, física, emocional, social e cultural.


Conhecendo as disciplinas de Aprofundamento Acadêmico e as Especificidades Formativas:

 

1ª Série:

Dependendo da escolha do Itinerário a seguir, o jovem matriculado na 1ª Série aprofunda-se em disciplinas como “Sociedade e o Indivíduo”, investigando como, coletiva e particularmente, constituímos e somos constituídos pela língua; “A Escrita em Diálogo”, aperfeiçoando a leitura e a escrita, compreendendo seus conceitos e desenvolvendo processos criativos; “Letramento Matemático e Científico”, no qual o foco é a resolução de problemas por meio da gamificação.

    • Especificidades Formativas:

Em “História e Cidadania, protagonismo narrativo na construção do cinema”, o estudante analisa obras significativas da literatura e o modo como elas dialogam com o contexto histórico e cidadão; em “English Academy”, aprimora saberes relativos à Cultura e à Língua Inglesa; emCiência, Empreendedorismo e Responsabilidade Socioambiental”, pesquisa técnicas de produção agroindustrial e aprofunda-se em ações sustentáveis; em “Planejamento de Carreira”, identifica e analisa aspectos sociais da Educação Financeira, bem como os processos de estratificação social; em “Ciência: saúde e vida”, reconhece as interações dos medicamentos com saúde humana, além dos benefícios do uso de ervas e condimentos para o bem-estar dos indivíduos; em “Planejamento Urbano”, aprofunda conceitos relativos à segregação urbana, compreendendo os processos de estratificação social e espacial. 

2ª Série:

Dependendo da escolha do itinerário, o adolescente também pode aprofundar-se em “Ciência, Ética e Fé”, compreendendo a origem do Universo a partir das óticas científica e religiosa; “Energia e Inovação”, ampliando sua capacidade de empregar saberes para realizar projetos que contribuam com o desenvolvimento tecnológico e produtivo; “Línguas Estrangeiras”, aprimorando seu conhecimento sobre cultura e linguagem, por meio da Língua Inglesa e da Língua Espanhola.

    • Especificidades Formativas:

Em “Iniciação à Robótica”, o educando aprofunda conceitos fundantes das ciências, a fim de interpretar ideias, fenômenos e processos, assim como amplia habilidades relacionadas ao fazer científico e à criação de processos e produtos criativos; em “Literatura, Cinema e Cultura”, amplia conhecimentos sobre as três áreas, aprimorando seu entendimento da linguagem e estabelecendo analogias e diferenciações entre os diferentes costumes; em “Health & Lifestyle“; utiliza saberes e habilidades em processos de criação e produção voltados à expressão criativa e/ou à construção de soluções inovadoras para problemas identificados na sociedade e no mundo do trabalho; em “Alquimia e Espiritualidade”, tem contato com aspectos atrelados às duas temáticas, tais como a cristaloquímica, a transformação humana, a alquimia da vida, a importância do silêncio e a religiosidade popular. “Planejamento de Carreira” e “Ciência: saúde e vida” também são Especificidades Formativas incluídas como sugestões.


Confira a galeria:

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo