A “Semana do Colégio” convidou a todos à confraternização do legado centenário da instituição de ensino
Quem visitou as dependências do Colégio Notre Dame Passo Fundo, de 01 a 11 de junho de 2023, pôde repousar o olhar nos balões, bandeiras, ilustrações e objetos que expressavam devoção e grande expectativa para o aniversário de 100 anos da instituição de ensino. O clima de celebração sobreveio, ainda, uma estrutura física e humana especialmente preparada para recepcionar os estudantes, educadores, funcionários e colaboradores para a “Semana do Colégio”.
O entusiasmo do período foi enaltecido por meio de atividades pedagógicas, pastorais e festivas vivenciadas pela comunidade escolar, de maneira intensa e ampliada. Além da contagem regressiva, que anunciava ao público externo quantos dias faltavam para a data jubilar, as salas de aulas e demais setores também foram decorados de maneira excepcional pela comunidade educativa.
Em primeiro de junho, a tradicional canção de parabéns ecoou pelo pátio do Colégio Notre Dame, descortinando os mais sinceros desejos de longevidade ao seu centésimo aniversário. Durante a manhã e à tarde, diante das palmas que se uniam as expressões de alegria dos educadores e dos educandos, estava o bolo dos 100 anos. Após, registrando a abertura das festividades da “Semana do Colégio”, uma oração foi intencionada pela Diretora do Colégio, Irmã Elci Favaretto, seguida de vozes que entoaram o Hino das Escolas Notre Dame. Em seguida, todos saborearam o doce comemorativo oferecido aos professores, colaboradores e educandos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
No âmbito pedagógico, crianças, adolescentes e jovens relacionaram seus saberes com a trajetória do Colégio Notre Dame, em especial, à simbologia que dá significado à sua história. As crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I foram convidadas a exercitar a criatividade ao confeccionarem representações de um girassol – símbolo emblemático da espiritualidade da precursora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, Júlia Billiart.
Sensibilizados pelo espírito de gratidão, louvor e pertencimento que perpassa o cotidiano escolar, os educandos de todas as etapas de ensino percorreram a “Linha do Tempo” do educandário, onde os principais acontecimentos são registrados por meio de um passeio pelas fotografias e textos informativos. Além disso, visitas a pontos históricos do Colégio, assim como detalhes da sua origem e curiosidades, também foram oportunizados com intuito de contar seu legado, como: a escada de madeira, a Galeria das Ex-Diretoras, o cavalo da brinquedoteca, este por ser o brinquedo mais antigo da instituição de ensino, e o sótão – o qual serviu de moradia às Irmãs pioneiras.
Desafiadas a mencionar algo que se relacionasse a uma festa de aniversário, as crianças matriculadas no 2º Ano do Ensino Fundamental I lembraram logo de bolo. Por isso, elas foram conduzidas à Cozinha Experimental para aprender uma receita do doce. Tal experiência foi igualmente vivenciada pelas inscritas no Integral Notre Dame durante a oficina de culinária. A temática também envolveu os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental I, sendo desafiados a produzir um bolo decorativo cujo recheio continha preces de gratidão.
Para os educandos do 4º Ano do Ensino Fundamental I, o convite foi para que pudessem refletir sobre o principal sentimento nutrido no dia a dia escolar. Estando a felicidade como um dos mais citados, as educadoras descobriram como essas crianças sentem-se felizes em estudar no Colégio Notre Dame.
Perpassando os espaços pedagógicos, dois eventos celebraram o aniversário da instituição de ensino para além dos seus portões. O primeiro, um Jantar Show realizado no Gran Palazzo Centro de Eventos, o qual reuniu as famílias Notre Dame, bem como autoridades e as religiosas para celebrar. À noite foi apreciada com um show a cappella apresentado pelo quinteto Voice In, além de uma animada festa voltada à socialização e à confraternização.
No segundo momento, coube à apresentação de um espetáculo comemorativo realizado diante da arquitetura histórica do educandário no exato dia do seu aniversário, 07 de junho. A primeira projeção mapeada ocorrida em Passo Fundo convidou os espectadores a ouvirem, sentirem e, sobretudo, impressionarem-se com a narrativa audiovisual de contornos poéticos e tecnológicos que avivaram a trajetória da instituição. As paredes frontais do prédio vestiram-se de imagens capazes de iluminar e tocar o público, o qual preencheu a praça defronte ao educandário para escutar a própria edificação dar seu depoimento acerca do último século. A exibição do video mapping culminou com um show pirotécnico.
No dia do aniversário, a comunidade educativa também participou do tradicional dia do sonho, doce ofertado pela instituição de ensino em alusão às missionárias que deram início à obra Notre Dame no Brasil e, ainda, pôde vivenciar a repercussão da celebre data, participando de programas de rádio realizados ao vivo, no interior do Colégio.
Enriquecidas de valores históricos, culturais e religiosos, as comemorações seguiram com a festa junina do centenário, a qual preencheu o pátio do educandário, no sábado (10), convidando o público presente à diversão, à musicalidade, às brincadeiras, às danças, aos sabores e aos festejos. Na manhã de domingo (11), a Catedral Metropolitana de Passo Fundo recebeu educadores, estudantes e pais que congregaram do mesmo espírito de gratidão das Irmãs de Nossa Senhora, elevando suas preces a Deus pela Sua infinita bondade, a qual reluz à medida que o legado desta obra educacional se fortalece. Presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber, a celebração eucarística marcou as celebrações dos 100 anos do Colégio Notre Dame, encerrando as atividades da “Semana do Colégio”.