Com o propósito de sensibilizar a comunidade educativa na sua atuação escolar, diálogos e ações pedagógicas acerca da fome brasileira foram requeridos aos docentes
“Fraternidade e Fome”, este é o tema da Campanha da Fraternidade de 2023. Tradicionalmente iniciada na quarta-feira de cinzas, em concomitância com a Quaresma, a Campanha lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) visa despertar os fiéis à solidariedade, à medida que incentiva toda a comunidade a buscar soluções acerca da temática sob à luz do evangelho de Jesus Cristo.
Apresentados ao movimento solidário e convidados a refletir sobre o cenário da fome a partir da perspectiva cristã, os educadores do Colégio Notre Dame realizaram uma encenação inspirados no versículo citado no evangelho de Mateus 14:16 que diz: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, escolhido como lema da campanha.
Além disso, orientados pela Agente de Pastoral Escolar, Louisiane da Silva Araújo, professores, colaboradores e estagiários iniciaram um momento de estudos e espiritualidade na manhã deste sábado (25), no qual tonaram-se conhecidos os objetivos e métodos da Campanha da Fraternidade, além das estatísticas sobre a fome no Brasil e os tipos de fome os quais perpassam do físico à alma e o espírito.
Com o intuito de despertar a consciência acerca desse crescente problema social, todos foram desafiados a pensar sobre quais atitudes podem ser adotadas para que cada um atue como agente transformador desse contexto. Desta maneira, reunidos em grupos, os docentes apresentaram ações a serem realizadas no dia a dia escolar, por meio de diálogos e atividades pedagógicas, uma vez que atos de benevolência e de compromisso social devem fortalecer o propósito da campanha a fim de sensibilizar e mobilizar a comunidade educativa.
Por fim, pensamentos reflexivos de Santa Júlia Billiart e do Papa Francisco acerca do tema foram expressados, à medida em que pães foram partilhados entre todos como símbolo da compaixão e da caridade, findando o gesto eucarístico.