Ao edificaram um altar com símbolos que marcaram o ano letivo, os educandos expressaram sua gratidão e suas memórias afetivas a comunidade educativa
Para os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, o encerramento deste ano letivo representa mais que, apenas, o findar de um importante período de estudos. Ele simboliza também a conclusão de um ciclo, afinal, o ingresso ao Ensino Médio, a última etapa regular no Colégio Notre, é o presságio de que o projeto de vida dos educandos está, a cada dia, mais próximo da sua concretude. Por isso, para vivenciar essa transição de maneira singular e especial, os estudantes e seus familiares reuniram-se na Capela do educandário para, em um momento de espiritualidade, celebrarem com gratidão as conquistas e saberes adquiridos até então.
Presidida pelo padre Vanderlei, a Missa de Ação de Graças realizada na manhã de sexta-feira (02) foi ao encontro das vivências dos estudantes ao evidenciar as aprendizagens construídas e aprofundadas ao longo do ano, assim como os laços de amizade e companheirismo fortalecidos entre educandos e educadores. Para tanto, todos rumaram à Capela e edificaram um altar com símbolos que os representassem.
Partícipes dos ritos litúrgicos da celebração eucarística, enquanto alguns manifestavam seus agradecimentos em versos de louvor e preces, outros, ainda, liam cartas dedicadas aos colegas, suscitando reflexões com o despertar das memórias afetivas. Para a jovem estudante do 9º Ano, Elise Kummetz Deferrari, a passagem à próxima etapa escolar exige um novo olhar à adolescência. “Amadureça, mas não cresça antes do tempo, aproveite sua juventude e acredite, crescer tem lá suas vantagens”, ressalta.
A diretora do Colégio Notre Dame, Irmã Elci Favarretto, também parabenizou os adolescentes proferindo palavras de encorajamento e enaltecendo os valores e virtudes consolidados no decorrer da Educação Básica. “O valor das pessoas está dentro de si. As mensagens aqui pronunciadas foram plantadas em seus corações”, enfatiza.
Ao final da celebração, os educandos expressaram seus sentimentos com gestos de afeto entre colegas, familiares, professores e direção escolar, e foram presenteados com uma medalha com a imagem de Santa Júlia Billiart.