No dia 28 de março de 1968, o estudante Edson Luiz de Lima Souto, de 16 anos, foi morto pela Polícia Militar, do Rio de Janeiro. Ele era um dos 300 estudantes que jantavam no restaurante estudantil “Calabouço”, quando o local foi invadido por policiais, em meio à tensão do quarto ano da Ditadura Militar no Brasil. A mobilização em torno da morte do estudante foi o estopim para a primeira grande manifestação pública daquele ano, que culminaria, três meses depois, com a Marcha dos 100 mil, um dos principais protestos contra o governo ditatorial. Pelo seu calor histórico, esse dia foi instituido como Dia do Estudante Secundarista.
Através do resgate do fato e de sua repercussão, o vice-diretor do Colégio Notre Dame, Vanderlan Lima, deu início a atividade em comemoração à data, lembrada na instituição de ensino nessa sexta-feira (27). Reunidos no auditório do Colégio, os estudantes do Ensino Médio, acompanharam atentos ao relato, que, conforme destaca o vice-diretor e professor de história, objetiva provocar questionamentos. “Eles são colocados de frente com o contexto histórico e de repressão que culminou com essa data, e questionam-se sobre o papel social do estudante hoje”, explica.
Depois desse momento, os educandos foram apresentados e convidados a participar do projeto Desafio das Escolhas.Desenvolvido ao longo do Ensino Médio, o projeto objetiva ajudá-los a tomar decisões conscientes sobre o futuro, com base em informações claras e em seu perfil psicológico.
Além de proporcionar aos estudantes contato com profissionais atuantes nas suas áreas de interesse, selecionadas através de levantamento, e visitas a instituições de ensino superior e feiras do gênero, o projeto realiza testes vocacionais e oferece suporte psicológico para que o desafio da escolha profissional seja um processo mais tranquilo e assertivo. “ A gama de cursos superiores está cada vez maior e as dúvidas dos estudantes também. Oferecemos esse suporte para ajudá-los nesse momento tão importante de suas vidas”, destaca a psicopedagoga do Colégio, Daniela Maciel.
Ao encontro da proposta do projeto, os estudantes também assistiram a uma palestra ministrada pelo professor e escritor Escobar Nogueira. Através de uma linguagem jovem e irreverente, utilizando metáforas de situações cotidianas dos adolescentes, o palestrante falou sobre a importância do autoconhecimento no momento da escolha profissional, além de destacar a necessidade de levar em conta as suas habilidades e aptidões.