Visando o desenvolvimento dos jovens estudantes em práticas empreendedoras, educandos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II apresentaram ideias inovadoras na I Edição da Feira de Educação Financeira e Empreendedorismo
Nos anos finais da Educação Básica, os estudantes matriculados no Colégio Notre Dame Passo Fundo, durante a disciplina de Matemática, são estimulados a conteúdos voltados à educação financeira. No 6º Ano, por exemplo, os conhecimentos são acerca da moeda, abordando assuntos como a formação de capital e o custo dos produtos. O 7º Ano, por sua vez, desenvolve seus estudos sobre bancos e instituições monetárias com foco no aprendizado sobre juros e créditos. Os educandos do 8º Ano aprofundam saberes sobre investimentos e bolsa de valores e os do 9º Ano, uma vez desafiados a iniciar o desenvolvimento de seus projetos de vida, são inseridos em práticas de empreendedorismo.
Realizada nos dias 10 e 11 de novembro, a I Feira de Educação Financeira e Empreendedorismo reuniu a comunidade educativa para que os cerca de 96 trabalhos desevolvidos pudessem ser apresentados e apreciados na prática pela comunidade educativa. O berço de ideias intenciona dar espaço à criatividade dos estudantes, evidenciando suas potencialidades, principalmente diante das famílias que perceberam isso ao prestigiar os trabalhos.
Explorando o universo dos impostos que incidem sobre os produtos, o café foi o escolhido pelas estudantes Gabriela Sant’Anna, Larissa Sttefanelo Ré, Larissa Sant’Anna, Aisha Cardoso Caraça e Milena Rovani. Por essa ser a segunda bebida mais consumida no mundo, o grupo do 6º Ano fez uma ampla pesquisa sobre a matéria-prima e os custos que envolvem a sua produção. “Além dos estudos sobre os aspectos financeiros, o envolvimento em uma atividade diferente nos entusiasmou muito, nos sentimos mais interessadas em levar esse aprendizado para a vida”, comentou Milena.
Os educandos do 7º Ano, por sua vez, demostraram aos visitantes seus estudos sobre os juros que incidem nos financiamentos, nos cartões de crédito e no cheque especial. Além da exposição de produtos, grupos de estudantes do 8º Ano mostraram seus conhecimentos sobre educação financeira no ramo dos investimentos. Com o auxílio de telas digitais e cartazes, eles trouxeram orientações sobre como investir com segurança. Entre os grupos, o mercado financeiro digital também ganhou destaque com apresentações sobre as criptomoedas.
A empresa de óleos essenciais Via Aroma, idealizada pelas estudantes Hérica Fraron, Manuela Gomes, Ana Laura Daronch, Valentina Taufer e Larissa Rodrigues do 9º Ano do Ensino Fundamental, foi criada com o intuito de proporcionar cuidados à pele. As estudantes relatam como foi possível desenvolver um produto de qualidade. “Pesquisamos sobre os tipos de óleos e seus benefícios e quais são os mais procurados. A partir disso, desenvolvemos uma linha”, explica. Para tanto, direcionaram seus estudos na área dos impostos, do e-commerce para vendas on-line e, ainda, na pesquisa e desenvolvimento de um plano de marketing.
Oportunizando a troca de experiências entre os participantes, a feira também proporcionou a integração entre os pais que, ao visitarem os stands, contemplaram a criatividade dos estudantes no mundo dos negócios. A mãe de estudante, Débora Madaloso destacou a visão dos jovens. “Eu gostei muito pois eles estão à frente do tempo deles nas suas ideias de e-commerce, trazendo o conhecimento voltado às compras virtuais, mostrando que estão imersos no mercado empreendedor digital”, enfatiza.
Diante do cenário de constantes transformações da sociedade atual, estar preparado para enfrentar os desafios que se apresentam, sabendo empreender bem o tempo e os recursos disponíveis, torna-se essencial. Esse também é o fator pelo qual o Colégio Notre Dame desenvolve iniciativas expositivas promovendo a cultura empreendedora em sua comunidade escolar. Para o coordenador do Ensino Fundamental II do educandário, Márcio Marangon, a feira vai muito além dos processos pedagógicos realizados na sala de aula. “Um evento desta natureza possibilita aos estudantes ensinos para a vida”.