Com o intuito de reconhecer, lapidar e estimular novos talentos, a sensibilização musical proposta pela Escola de Música do Colégio Notre Dame Passo Fundo é um convite para que os educandos – da Educação Infantil ao Ensino Médio – possam aprimorar habilidades técnicas, desenvolver consciência e expressão corporal, bem como refinar suas capacidades artísticas por meio da educação musical. Para tanto, uma maneira de exercitar o trabalho com as crianças e jovens musicistas é aproximando esse público de um Recital proposto pelo conservatório.
Por isso, no entardecer dos dias 26 e 27 de outubro, o auditório do educandário voltou suas luzes às vozes e às notas produzidas pelos instrumentos de corda, teclas e percussão, os quais celebraram a excelência dos professores de Música Notre Dame corporificada na maestria da execução técnica e acuidade artística de seus estudantes.
Com o repertório composto por canções nacionais e estrangeiras, os educandos interpretaram cerca de 45 números que se fizeram ressoar através da sonoridade do violão, guitarra e baixo, ukulele, glockenspiel, bateria e o clássico piano, ganhando a atenção e os aplausos da comunidade educativa presente.
Há 37 anos, a Escola de Música do Colégio Notre Dame dedica-se ao ensino da musicalidade aos educandos que desejam colocar em prática suas aptidões na área. O Recital é o momento em que o musicista evidencia a representatividade da música em seu viver, entregando a potencialidade do aprendizado para o reconhecimento público. “Em cada toque na apresentação, o estudante mostra o que aprendeu durante o ano, além de representar todo o esforço e a dedicação desenvolvidos”, enfatiza a coordenadora do projeto, Irmã Mirtes Roman. A religiosa também destaca o empenho dos qualificados docentes. “A equipe de professores vivencia com garra e em unidade este lindo propósito”, evidencia.
Coordenando a Escola de Música desde a sua fundação, Mirtes declara que se sente muito agradecida pela fluência do trabalho e seu pleno desenvolvimento. “Evoluímos conforme a diversidade de instrumentos, principalmente na última década. Por isso, o meu sentimento é de gratidão a Deus e uma satisfação pessoal, pois tudo exige esforço e dedicação.”