Vice-campeão brasileiro de seleções de voleibol, Gilberto Bellaver conversou com as crianças matriculadas na Pré-Escola II da Educação Infantil sobre a importância do desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades sociais para vencer.
Menos de 30 dias. Este é o tempo que nos separa do início da maior competição esportiva de todos os tempos – a Copa do Mundo. Por isso, inspiradas pela euforia que precede o torneio, as crianças matriculadas na Pré-Escola II vivenciaram a experiência de montar o famoso álbum de figurinhas que, de geração em geração, encanta quem se propõe a completar, colecionar e o guardar como uma recordação da infância.
Para além de desenvolver a coordenação motora, as práticas esportivas também aprimoram as habilidades socioemocionais das crianças. Por isso, a equipe pedagógica da Educação Infantil do Colégio Notre Dame convidou seus educandos à socialização aos estimulá-los à troca de figurinhas na atividade intitulada “Somos Campeões”. Com o intuito de fortalecer o clima de entusiasmo da atividade, os estudantes foram, ainda, recepcionados pelo tricampeão gaúcho e vice-campeão brasileiro de seleções de voleibol, Gilberto Bellaver.
Técnico da modalidade esportiva há 30 anos, o educador compartilhou suas histórias de superação, vitórias e derrotas e tratou sobre a importância de persistir nos sonhos. A palestra também propiciou que os educandos visualizassem troféus e medalhas conquistados em competições estaduais e nacionais, e, também, contemplassem uma das tochas olímpicas de 2016, a qual foi carregada por Gilberto durante um percurso de 200 metros.
Ao dialogarem sobre como uma pessoa pode ser campeã na vida e não apenas no esporte, os educandos sanaram dúvidas sobre as competições e acumularam saberes sobre os sentimentos que envolvem ambientes competitivos. Para o esportista, além de buscar excelência no desempenho escolar, a criança deve compreender que o mais importante é vivenciar um processo de constante aprendizado. “Eu acredito mais no caminho. Caso você não conseguiu ser campeão, mas viveu um processo bem feito, tem a possibilidade de melhorar numa próxima temporada ou desafio.”, ressalta.
Por fim, as crianças foram surpreendidas com um presente! Todas receberam um álbum de figurinhas, sendo esse especial e exclusivo da respectiva turma em que fazem parte. Em seguida, rumaram à sala de aula na qual puderam abrir os envelopes e colar as fotos dos colegas e também as chamadas figurinhas lendárias, tidas como as mais especiais. “Além disso, o álbum da turma se tornará uma lembrança para as crianças que ficarão com o retrato dos colegas e das professoras. Os campões da Pré-Escola II são eles!”, enfatiza a professora dessa etapa de ensino, Franciele De Marchi.