Rede de Educação Notre Dame estimula hábito da leitura aos seus educandos
24 de novembro de 2022 Notícias, Portal

O incentivo à leitura e o aprimoramento da escrita são práticas constantemente estimuladas entre os estudantes matriculados nas instituições que compõem a Rede de Educação Notre Dame. Porém, com o objetivo de criar o hábito da leitura, de modo que se possa formar um sujeito-leitor que aprimore sua proficiência, as escolas adotam um contato periódico com os livros a partir de projetos, socializações e práticas leitoras. Para tanto, utilizam a adoção da plataforma Árvore de Livros, um recurso digital que orienta o ato de ler em sala de aula e em família, adotando estratégias adequadas à faixa etária dos participantes.

Na Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, os matriculados no Ensino Fundamental I participam de um projeto pedagógico chamado “Conta mais uma”, o qual motiva os estudantes à leitura na plataforma e, posteriormente, à criação de suas próprias narrativas. Além disso, o projeto “Leitor do Mês” reconhece e homenageia os que mais procuram a biblioteca da instituição de ensino para empréstimo de títulos do acervo. Como prêmio, mensalmente, os estudantes mais dedicados à leitura são presenteados com marcadores de páginas e cadernos personalizados da escola.

A obra literária de Pedro Bandeira, intitulada “A contadora de histórias” também exemplifica a gama de propostas pedagógicas que incentivam às práticas leitoras pensadas para os educandos do Colégio Notre Dame Passo Fundo. Realizado com os matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental, o projeto de leitura homônimo, possibilita o acesso à leitura digital no aplicativo e, ainda, a realização de atividades lúdicas, como: a teatralização da narrativa,  exercícios orais de expressão e linguagem. A culminância do projeto se dá por meio de palestras com as colaboradoras do setor de limpeza do educandário, uma vez que, ao partilharem o dia a dia da profissão, despertam  nos estudantes a importância do cuidado com o ambiente escolar.

No Colégio Notre Dame Brasília, as ações voltadas às crianças matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são tradicionalmente pautadas pela ludicidade, sendo uma delas a confecção de uma “Colcha Literária”. À medida que os educandos são desafiados a representar aspectos da narrativa literária em pedaços de tecidos, exercitam as competências criativas e interpretativas, dando origem aos retalhos que, posteriormente, devem ser agrupados uns nos outros.

Os estudantes da Rede de Educação Notre Dame também são convidados a participar de experiências leitoras estimuladas pela própria plataforma digital, dentre elas está uma competição trimestral denominada Liga de Leitores. A estudante do Colégio Notre Dame Passo Fundo matriculada no 3º Ano do Ensino Médio, Emanuelle dos Passo Cunert foi destaque dos três primeiros meses letivos de 2022 e conquistou os troféus de 2º,1º e 3º lugar, respectivamente, ao ler cerca de 50 obras no trimestre da premiação.

Ao reconhecer na poesia seu gênero predileto, a filha de professora de Português do Colégio Notre Dame revela que o seu hábito de ler vem desde a infância, tecido por um incentivo familiar o qual  é potencializado em sala de aula. “Ao ler um pouco por dia eu consigo terminar mais obras e começar novas leituras”, argumenta.

Para a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, as instituições proporcionam práticas leitoras a fim de motivar sua comunidade a pensar o mundo de forma crítica e responsável. “É preciso agir sobre ele e não apenas nomeá-lo, uma vez que é na linguagem e por meio dela que os usuários da língua se tornam sujeitos.”, concluiu.

Árvore de livros

Com as bibliotecas fechadas durante o período pandêmico, a Rede de Educação Notre Dame decidiu ampliar o acesso à forma de leitura dos estudantes, por isso buscou a parceria com a Árvore de Livros. A ferramenta usufruída por docentes, discentes e funcionários conta com mais de 30 mil obras no seu acervo digital.

Liga de Leitores

Na Liga de Leitores os estudantes de mesma faixa etária e nível escolar competem entre si. A competição é mensal, pois a cada começo de um novo mês os pontos são zerados, e uma nova chance de avançar na posição é ofertada. Toda leitura realizada na plataforma é convertida em pontos e os participantes ranqueados por posições dentro de sua turma, escola e nacionalmente. Os estudantes que ficam em 1º, 2º e 3º lugar no ranking nacional são premiados pela Árvore.

Confira as fotos Colégio Notre Dame Brasília

Confira as fotos Escola Notre Dame Menino Jesus

Acesse a galeria de fotos Colégio Notre Dame Passo Fundo

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo