Ir. Mirtes Roman é eleita como a personalidade feminina da Cultura, em 2015
27 de março de 2015 Notícias, Portal

A coordenadora artística da Cantata Natalina foi premiada com o Troféu Mulheres

Troféu Mulheres 2015 - Ir. Mirtes eleita personalidade feminina, na categoria Cultura - Foto: Everton Rosa Associados
A premiação foi entregue à Ir. Mirtes pelas mãos da vencedora a primeira edição do Trófeu Mulheres, na categoria Cultura, Tania Rosing

Após o reconhecimento dos formadores de opinião, que a indicaram como uma das candidatas à segunda edição do Troféu Mulheres, na categoria Cultura, o do público. Através do voto popular, Ir. Mirtes Helena Roman foi eleita como personalidade feminina do ano. A premiação, promovida pela B2M Cultura e Eventos, Casa do Bosque e RBS TV, teve suas vencedoras conhecidas na noite da quinta-feira (26).

DSC_1114Já, na manhã dessa sexta, a religiosa foi homenageada pela Comissão Organizadora da Cantata Natalina, evento do qual é coordenadora artística, e do Colégio Notre Dame, onde coordena a Escola de Música. Ainda emocionada com a premiação, ela não esconde a alegria.  “Eu me sinto muito gratificada e feliz, pois a comunidade reconhece o trabalho em prol da cultura, feito em conjunto com todos os membros da Congregação de Nossa Senhora”, comemora.

DSC_0118(1)Bacharel em piano e licenciada em Educação Artística pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Ir. Mirtes aprimorou-se em técnica pianística na cidade italiana de Turim. Conhecimentos que, desde 1974, ela repassa aos estudantes Notre Dame, seja em aulas de piano, de técnica vocal ou como regente de corais. Além da sua atuação, na área musical, tanto no Colégio Notre Dame, quanto na Escola Notre Dame Menino Jesus, há nove anos ela é peça-chave do maior espetáculo natalino da região norte do Rio Grande do Sul.

Além de participar do planejamento artístico de todas as apresentações da Cantata Natalina, que já somaram, segundo estimativas da realização do evento, mais de 230mil espectadores, a musicista também é responsável pelos corais infantis, infanto-juvenil e adulto que dão o tom do espetáculo.

 

O Troféu

A distinção objetiva reconhecer as personalidades femininas que, em âmbito regional, se destacam nas seguintes áreas de atuação: saúde, educação, agronegócio, política, esporte, cultura, ações sociais e/ou filantrópicas, empresarial e de liderança social. Para isso, a eleição acontece em três etapas. Na primeira, formadores de opinião com representatividade regional indicaram as candidatas. O resultado dessa nomeação foi validado pela comissão organizadora da premiação que tornou público os nomes das personalidades três mais citadas em cada categoria. Elas foram submetidas à eleição online e aberta ao público, entre os dias 16 e 25 de março.

  • Colégio Notre Dame Passo Fundo