Fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos ou escova os dentes, tomar banhos rápidos, reutilizar a água da lavagem de roupas para limpar as calçadas, coletar e utilizar água da chuva para regar as plantas e reduzir a frequência com que se lava o automóvel: as simples atitudes que cada um pode tomar, a fim de racionar o uso da água, podiam ser citadas de cor e com entusiasmo pelos estudantes. Além de um reflexo do estudo, intensificado na semana que antecedeu o dia dedicado à conscientização quanto à preservação desse recurso fundamental para a vida, as lições são evidências daquilo que é testemunhado dia após dia.
Instituído, em 1992, pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água – 22 de março – visa trazer o tema ao debate e perpetuar boas práticas. E isso foi o que aconteceu no Colégio Notre Dame, entre as turmas de Ensino Fundamental I. Ainda na infância, os estudantes estão atentos para o fato de que, apesar de o nosso planeta ser repleto de água, apenas, cerca de, 0,77% está disponível para o consumo humano. Além disso, estão informados sobre a escassez do recurso hídrico, que afeta certas regiões do país e do mundo, e vivenciam hábitos de preservação.
Foi o que se constatou com a tarefa de casa proposta às turmas de 2º Ano, depois dos estudos e debates com os colegas e educadoras. Os estudantes foram desafiados a diagnosticar as atitudes de preservação do líquido que já fazem parte da rotina familiar. Em folhas recortadas em formato de gotas, eles relataram esses hábitos para que pudessem expor nos corredores escolares e, assim, compartilhar as dicas práticas e perfeitamente adotáveis de preservação da água potável à qual, estima-se, 20% da população mundial não tenha acesso. E, a partir dessa partilha, reafirmam o seu comprometimento com o uso racional, já que têm a intenção de estimular seus familiares a tomarem as outras atitudes expostas pelos colegas para colaborar com a manutenção do recurso hídrico.