Estímulo ao protagonismo estudantil permeia a proposta do Novo Ensino Médio Notre Dame
28 de outubro de 2021 Notícias, Portal , ,

Previsto pela Lei 13.415/2017, o Novo Ensino Médio será  implementado em todo o País, a partir de 2022. Desse modo, os adolescentes que ingressarem na última etapa da Educação Básica terão a possibilidade de complementar sua formação geral, escolhendo entre itinerários formativos que, pautados na interdisciplinaridade, contemplem a área do conhecimento em que os jovens desejam aprofundar saberes. Assim, o modelo lhes permitirá reconhecer a aplicabilidade dos conteúdos aprendidos em sala de aula, contribuindo com a capacitação técnica e profissional.

Em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, o Colégio Notre Dame Passo Fundo irá estimular, já no decorrer do próximo ano letivo, a autonomia e o protagonismo daqueles que cursarem a 1ª Série do Ensino Médio. Para tanto, delineou uma proposta pedagógica amparada nas metodologias ativas de aprendizagem e no incentivo ao trabalho em equipe. Além disso, a fim de propiciar a formação do indivíduo em todas as suas dimensões, seguirá oportunizando que a construção de saberes se dê de forma híbrida.

Para tal, três opções de itinerários formativos serão disponibilizadas aos estudantes. Em cada uma delas – Línguas e Humanidades; Ciências e Tecnologias; e Matemática, Ciências Sociais e Econômicas -, o educando cursará um aprofundamento acadêmico (AA) e duas especificidades formativas (EF), de modo que seja possível compor a carga horária exigida pela legislação.

Portanto, como evidencia a coordenadora pedagógica Catiúcia Carniel Gomes Bourscheid, o Novo Ensino Médio Notre Dame favorecerá a atribuição de sentido às aprendizagens. “Nosso objetivo também é viabilizar o acesso dos estudantes às bases científicas e tecnológicas dos processos de produção do mundo contemporâneo, relacionando teoria e prática, assim como proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo”, explica.

Acesse o infográfico e descubra as possibilidades de aprendizagem!

Disciplinas eletivas
Além de ser o ponto de partida para a implementação da proposta pedagógica que, em 2024, será ofertada às três séries do último ciclo escolar, o ano letivo de 2022 vai oportunizar que os estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio cursem disciplinas eletivas, as quais possibilitarão o desenvolvimento de novas habilidades em diferentes áreas do saber.

Por meio de parceria formalizada com a Whydea Collective Growth, por exemplo, o Colégio Notre Dame passa a contar com a expertise dos criadores da start up de inovação, a fim de fomentar a Educação Empreendedora. Com isso, os adolescentes terão a possibilidade de experienciar as etapas de criação de um negócio, em um ambiente on-line e gamificado.

Aqueles que desejam ampliar suas competências em Língua Inglesa, por sua vez, terão a possibilidade de cursar a formação em Habilidades Internacionais. Ofertada pela Rockfeller Language Center, ela oportunizará aos inscritos a aproximação com a cultura de diferentes países falantes de Língua Inglesa, priorizando a qualificação necessária para se relacionar com o mundo, a partir da elaboração de um projeto de intercâmbio. Para isso, os estudantes utilizarão a tecnologia em aulas interativas e imersivas, ministradas totalmente em Inglês.

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